Fisiopatologia da hipertens~~ao arterial sistemica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E o aumento da pressão sanguinea nas arterias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A hipertensãoarterial é um dos principais factores de risco para a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais , enfartes do miocárdio, aneurismas das artérias (p.e. Aneurisma da aorta), doenças arteriaisperiféricas, além de ser uma das causas de Insuficiência renal crónica.
Os principais fatores de risco cardiovasculares, como aumento da pressão arterial, aumento dos níveis de colesterol total, tabagismo,obesidade, diabetes mellitus, sedentarismo, aumento de triglicérides, redução dos níveis de HDL – colesterol, idade, sexo e fatores psicossociais.
A PA aumenta progressivamente com a idade e tambemcom o aumento do indice de massa corporea (IMC), sendo a dieta um fator determinante, como a ingestão de calorias e sal. O cloreto de sodio, exerce uma grande influencia no mecanismo fisiopatogenicoda PA, sendo que os mecanismos tubulares renais de excreção de sódio . Alguns fatores ambientais como obesidade, disturbios do sono e uso abusivo de bebidas alcoolicas associam-se com retenção salina.Quando não se descobre uma causa definida pode mos classifica-la como primaria ou essencial. Quando é possível detectar uma causa para a elevação cronica da PA podemos classifica-la como secundaria,que é a hipertensão acompanhada por alterações funcionais do sistema nervoso autônomo simpático, renais, do sistema renina angiotensina, além de outros mecanismos humorais e disfunção endotelialDentre as principais causas da hipertensão arterial secundaria podemos destacar:

• As doenças parenquimatosas renais Primárias

Nesse grupo incluem-se as glomerulopatias primárias e secundárias, adoença renal policística, entre outras. O principal mecanismo da hipertensão nas doenças renais está relacionado com a perda progressiva da capacidade renal de excretar sódio, porém outros...
tracking img