PR TICA DE ATIVIDADES F SCA PARA A PREVEN O E CONTROLE DA HIPERTEN O ARTERIAL SIST MICA

2083 palavras 9 páginas
PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSCA PARA A PREVENÇÃO E CONTROLE DA
HIPERTENÇÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Jusimar Mateus Gallon

Resumo
O presente estudo visou analisar os benefícios das atividades físicas para pessoas que sofrem com a hipertenção arterial sistêmica (pressão alta), sendo que para a construção deste artigo foram utilizados alguns livros e ideias de outros autores. Meu trabalho tem como objetivo analisar benefícios das atividades das atividades físicas para a prevenção e controle da hipertenção arterial sistêmica. O estudo realizado se caracterizou como um trabalho de pesquisa teórica onde foi apoiado sobre uma literatura já existente.

Palavras-chave: hipertenção arterial sistêmica, atividades físicas.
INTRODUÇÃO

A hipertenção arterial sistêmica hoje é considera uma dos maiores problemas de saúde publica Brasileira e mundial. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) pode ser conceituada como uma doença crônico-degenerativa de natureza multifatorial, na grande maioria dos casos assintomática, que compromete fundamentalmente o equilíbrio dos sistemas vasodilatadores e vasoconstritores que mantêm o tônus vasomotor, o que leva a uma redução da luz dos vasos e danos aos órgãos por eles irrigados. (PEDROSA E DRAGER, 2010).
Para prevenir e controlar a hipertenção arterial sistêmica é utilizado exercícios físicos Nahas
(2010) ele diz que “o profissional de Educação Física tem como obrigação fundamental salientar a importância da associação entre prática de exercícios físicos, aptidão física e saúde, informando tudo que é necessário para um estilo de vida saudável prevenindo futuras doenças”.
Os exercícios físicos são fatores que favorecem na melhora das pessoas que sofre com a hipertenção arterial sistêmica, mas antes de começar realizar qualquer tipo de exercícios a pessoa deve consultar um medico e este a liberara a realizar tais atividades. Assim prevenindo a pessoa contra o risco de doença arterial coronária, acidentes vasculares cerebrais e mortalidade geral.
Este

Relacionados