Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Explique a diferença entre um potencial excitatório pós-sináptico e um potencial inibitório pós-sináptico.
Chama-se PPSE a um impulso do qual resulta o aumento do potencial de repouso sem que ocorra um potencial de acção mas que facilita a sua ocorrência. Assim, ocorre um PPSE sempre que a membrana sofre uma pequena despolarização (abertura dos canais de Ca+ ou Na+, permitindo a respectivaentrada).
Porém, na transmissão sináptica também pode ocorrer a abertura dos canais de K+ ou Cl+, ou ainda o bloqueio da entrada de Ca+ ou Na+, o que leva a ma hiperpolarização da membrana com o aumento da carga negativa no interior da célula. Este fenómeno denomina-se PPSI, já que dificulta ou torna menos provável a ocorrência de um potencial de acção.
O PPSE devido à actividade de um só botãosináptico é pequeno, mas as despolarizações produzidas por todos os botões activos são somadas, e se atingirem o limiar da despolarização ocorre um potencial de acção.
A soma pode ser espacial ou temporal. Quando a actividade ocorre em mais do que um botão sináptico ao mesmo tempo, há soma espacial e diz-se que a actividade de um botão facilita a actividade de outro até atingir o nível de disparo. Asoma temporal ocorre se estímulos repetidos causarem novos PPSE, antes que os PPSE anteriores tenham regredido.
Durante o PPSI a redução da excitabilidade da célula nervosa é atribuída ao afastamento do potencial da membrana ao nível de disparo. Consequentemente, mais actividade excitatória é necessária para atingir o nível de disparo.


1- Explique como se processa a recepção dosestímulos de dor e como essas sensações se propagam até ao córtex somestésico.
Os receptores responsáveis pela percepção da dor são os nocireceptores. Estes classificam-se em dois grupos: os nocireceptores polimodais, que respondem a estímulos variados, como os mecânicos, térmicos ou químicos de elevada intensidade e os nocireceptores mecanossensíveis, que respondem exclusivamente a estímulos mecânicosde valor limiar elevado.
Existem dois tipos de dor: a dor aguda e a dor crónica. A dor aguda é muito localizada na zona de origem e desaparece rapidamente quando o estímulo é eliminado. Este tipo de dor é normalmente mediado pelo glutamato. A dor crónica percebe-se de uma forma mais difusa e pode ser muito intensa e prolongada. É mediada pelas substâncias P.
Toda a informação somática do troncoe das extremidades alcança a espinal medula através dos nervos espinais, enquanto que a visceral fá-lo através dos nervos do sistema nervoso autónomo.
As sensações de dor propagam-se até ao córtex somestésico através das vias espinotalâmicas lateral e espinoreticulotalâmica.
Na via espinotalâmica lateral, a informação provém do órgão receptor através do neurónio de 1ª ordem e entra na espinalmedula pelo corno dorsal da substância cinzenta. Aqui, a informação passa por sinapse para um neurónio de segunda ordem que se encontra nesse segmento (ou nas proximidades) e cruza para o lado oposto da espinal medula, que ascende até ao tálamo através da via lateral da medula. No tálamo, a informação passa para um neurónio da 3ª ordem, que se dirige para o córtex somestésico.
A viaespinotalâmica é idêntica, mas ao cruzar no neurónio de 2ª ordem, este dirige-se para a formação reticular e para o tronco encefálico. Depois de uma sequência de vários neurónios, as fibras dirigem-se para o tálamo e deste para o córtex somestésico.

2- Explique por que razão o hipotálamo constitui uma das bases neurológicas mais importantes do comportamento animal.
O hipotálamo é uma região do encéfalopertencente ao diencéfalo. É uma das bases mais neurológicas mais importantes do comportamento animal pois é a região cerebral de maior importância na regulação do meio interno e é também um importante centro de regulação de estímulos e respostas viscerais. Entre as suas funções destacam-se as mais importantes:
• Expressão do sistema nervoso autónomo pelo comportamento. O hipotálamo é...
tracking img