Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Associação Teresinense de Ensino – AT
Faculdade Santo Agostinho – FSA
Curso: Psicologia – Noite
Disciplina: Fisiologia e Neurofisiologia Professor: Antônio Maia
Turma: 01N3A



Sistema Cardiovascular


Teresina-PI
Outubro/2012Gustavo Moreira
Maria Naiara
Ramonny Azevedo
Ronielly Gleyson
Thais BoíbaSistema Cardiovascular


Relatório de visita, apresentado ao curso de Psicologia, como requisito parcial para obtenção da segunda nota, na disciplina Fisiologia e Neurofisiologia.
Prof: Antonio Maia


Teresina-PI
Outubro/2012

1 INTRODUÇÃO

O crescimento ea manutenção da vitalidade do organismo são proporcionados pela adequada nutrição celular. A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células e delas carregar os produtos do seu metabolismo até os órgãos que vão utilizá-los ou eliminá-los. Para efetuar estas trocas de forma eficiente, o sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com oexterior, constituído por tubos, no interior dos quais circulam líquidos. Existe uma força que impulsiona o sangue até os tecidos e o responsável por isso é o coração. O coração poderia ser comparado com uma bomba propulsora que produz trabalho através da contração de suas fibras musculares estriadas cardíacas.
De acordo com Guyton (2006), coração é constituído de três tipos principais demúsculo cardíaco: músculo atrial, músculo ventricular e fibras musculares condutoras e excitatórias especializadas. Os tipos atrial e ventricular de músculo contraem-se da mesma maneira que o músculo esquelético, exceto que a duração da contração é muito maior.
O sistema circulatório pode ser dividido em duas partes: pequena circulação e grande circulação, sendo a primeira a que leva o sangue docoração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração e grande circulação a que é feito do coração até todos os tecidos do corpo humano através da artéria aorta. A definição de artéria e de veia está relacionada a saída do coração (artéria) ou chegada ao coração (veia), e não ao fato de haver sangue com oxigênio ou sangue com gás carbônico em seu interior.
Em síntese o sistema circulatório pode serdividido em sistema sangüíneo composto por artérias, veias, capilares e coração e em sistema linfático, formado por capilares linfáticos, coletores linfáticos e linfonodos, no qual serão mais abordados ao longo do presente estudo.

SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes, hormônios eexcretas nitrogenadas.
Nos animais vertebrados esse sistema possui um órgão central (o coração), situado na porção ventral do organismo. Nos seres humanos esse órgão encontra-se alojado no interior da cavidade torácica, atrás do osso esterno, entre os pulmões e superior ao diafragma.
Associado ao coração, também integrando esse sistema, existe uma difusa rede de vasos sanguíneos que transportam osangue (sistema vascular sanguíneo) e a linfa (sistema vascular linfático), sendo formada pelas artérias, as veias, as arteríolas e os capilares. Portanto, um sistema fechado no qual o fluido circula dentro de vasos.
Nosso sistema circulatório, como o dos outros vertebrados, é fechado, isto é, o sangue circula sempre dentro dos vasos sanguíneos, bombeado por contrações rítmicas do coração....
tracking img