Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

FISIOLOGIA HUMANA
Bioeletrogênese e potencial de repouso

Prof. Dr. Kleber de Magalhães Galvão 2012

POTENCIAL DE MEMBRANA EM REPOUSO

POTENCIAL DE MEMBRANA
-Podemos dizer que os seres vivos são máquinas que funcionam a base de eletricidade. Como a célula é a menor expressão de um ser vivo, logo é fácil observar diferenças de potenciais elétricosentre os lados da membrana celular. - Praticamente em todas as células do corpo o interior é sempre negativo e o exterior positivo (a membrana é polarizada). s- Algumas células como as células nervosas e musculares, são excitáveis, isto é, capazes de responder a um estímulo natural ou artificial. Essa resposta é o potencial de ação. Esses impulsos elétrico são usados para a transmissão de sinaisao longo de membranas. - A origem desses potenciais é uma distribuição assimétrica de íons pela membrana celular, especialmente de Na+, K+ , Cl-

CONCEITO
POTENCIAL DE REPOUSO É A DIFERENÇA DE POTENCIAL ELÉTRICO OBSERVADA NA INTERFACE DA MEMBRANA DAS CÉLULAS .

POTENCIAL DE MEMBRANA -A diferença de potencial entre os dois lados da membrana quando ela está em repouso é chamado potencial derepouso de membrana e possui o valor aproximado de -70 mV nos neurônios (o sinal negativo indica que o interior da célula está negativo em relação ao exterior). Essa diferença de potencial é causada por vários fatores, mas os mais importantes são o transporte de íons através da membrana celular e a permeabilidade seletiva da membrana a esses íons. - O potencial de membrana existe sob duas formasprincipais: o potencial de repouso e o potencial de ação.

Potencial de repouso

Potencial de Repouso
Esse potencial tem sua origem em um mecanismo simples, de alternância entre o transporte ativo e o transporte passivo de pequenos íons. Fase 1- Os íons sódio (Na+) entram passivamente na célula, através do gradiente de concentração: maior [Na+] no LEC e menor [Na+] no LIC. Fase 2 - A célulaexpulsa esses íons (Na+) ativamente, ao mesmo tempo que introduz, também ativamente, um íon potássio (K+) – bomba Na+/K+ ATPase. Fase 3 - O íon potássio (K+) tem grande mobilidade e volta passivamente, para o lado externo da membrana (a favor do gradiente, LIC > [K+] para LEC < [K+], conferindo-lhe carga positiva. Do lado interno, íons fosfato e especialmente proteínas aniônicas fornecem carganegativa.

2K
+

K + ATP 3Na ADP + +Pi

Na
+

POTENCIAL DE REPOUSO

A tendência natural dos íons de sódio e potássio é de se difundir pela membrana (através de canais iônicos de K+) impelidos por seus gradientes eletroquímicos, em busca de seus respectivos potenciais de equilíbrio. O sódio entra na célula e o potássio sai, devido a > [Na+] no LEC e > [K+] no LIC.

Devido aos canais devazamento de K+ sempre abertos, a membrana plasmática é aproximadamente cem vezes mais permeável ao K+ do que ao Na+, ou seja, mais íons K+ saem e entram na célula do que íons Na+ entram na célula.

MECANISMOS RESPONSÁVEIS PELO POTENCIAL DE REPOUSO

POTENCIAIL DE DIFUSÃO DO K+

PARTICIPAÇÃO DA BOMBA DE Na+-K+ - ATPase ELETROGÊNICA

POTENCIAL DE DIFUSÃO
É a diferença de potencial elétricogerado pela difusão de um íon através de canais de vazamento

POTENCIAL DE EQUILÍBRIO
É o potencial de difusão em que as forças impulsoras química e elétrica atuantes sobre o íon são iguais e opostas, de forma que nenhuma difusão efetiva do íon pode ocorrer (equilíbrio eletroquímico)

Por que potencial de difusão do potássio???? Porque a membrana plasmática é mais permeável aos íons K+!!! POTENCIAL DE AÇÃO
CONCEITO

É UMA RÁPIDA VARIAÇÃO DO POTENCIAL DE REPOUSO OBSERVADO NAS CÉLULAS EXCITÁVEIS, OU SEJA É UMA ONDA DE DESPOLARIZAÇÃO SEGUIDA DE REPOLARIZAÇÃO.

despolarização
repolarização

Potencial de Ação
Quando a membrana de uma célula excitável realmente se excita, uma sucessão de eventos fisiológicos ocorrem através da tal membrana. Tais fenômenos, em conjunto,...
tracking img