Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM SISTEMICA

1. COMPLEXIDADE: é a palavra que indica grande número de problemas e variáveis presentes em uma situação, é a condição normal que as organizações e os administradores devem enfrentar. Quanto mais numerosas causas e variais mais complexo os problemas ou situações. De acordo com o pensamento sistêmico, tudo é complexo. Qualquer situação tem inúmeras causas e produzinúmeros efeitos.

2. SOLUÇÕES COMPLEXAS PARA PROBLEMAS COMPLEXOS: a ferramenta que lida com a complexidade é o enfoque sistêmico ou pensamento sistêmico. O pensamento sistêmico possibilita: visualizar a interação dos componentes; entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas e cria soluções para esses problemas. Esse pensamento com sua perspectiva deinterpretar e solucionar problemas complementa o conhecimento da administração.

3. A IDEIA DE SISTEMA: sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes que formam um complexo. Um conjunto de partes que interagem e funcionam como todo é um sistema. Os sistemas são feitos de dois tipos:
* Físicos – itens materiais ou concretos, como equipamentos, maquinas, peças...
*Conceituais – abstratos, como conceitos, ideias, procedimentos...

4. ESTRUTURA DOS SISTEMAS: todo sistema pode ser entendido como um conjunto de partes interdependentes que se organizam em entrada, processo e saída. As entradas e saídas tem a função de fazer o sistema interagir com outros sistemas, que formam o ambiente. O ambiente é um sistema de sistemas.
Um sistema utiliza recursos doambiente e devolve-os na forma de entradas para outros sistemas.
* Sinergia – é a palavra que indica a noção de que o todo é maior que a simples soma de suas partes. Um sistema tem sinergia quando o resultado de suas partes é maior que a soma das partes.
Uma empresa é um sistema de sistemas interligado.
* Feedback – retorno de informações. O feedback reforça ou modifica o comportamento dosistema.

5. BASES DO ENFOQUE SISTEMICO: o enfoque sistêmico oferece ao administrador uma visão integrada das organizações e do processo administrativo
* Teoria da forma (Gestalt): Max Wertheimer descreveu o fenômeno phi que é a ilusão criada pelos movimentos criados pela sucessão de imagens o que acontece nos cinemas, isso ocorre pelo acender e apagar das lâmpadas de um letreiro ou dasequencia das imagens do cinema e não cada uma em particular. Isso demonstra que as pessoas enxergam os objetos e fenômenos em conjunto. De acordo com essa teoria a natureza de cada elemento de um conjunto é definida pela estrutura e pela finalidade desse mesmo conjunto, como a perna da mesa por exemplo que é vista como parte da mesa e não a perna por si só.
A teoria da forma explica como aspessoas percebem o mundo em sua volta (uma criança quando vê a palavra Coca-Cola sabe o que esta escrito pela forma e não por saber a silaba).

TEORIAS DO ENFOQUE SISTEMICO
TEORIA | AUTOR | PRINCIPAIS IDEIA |
GESTALT | WERTHEIMER | * O todo é maior que a soma das partes. * As propriedades das partes são definidas pelo todo a que pertencem. |
CIBERNETICA | WIENER | * Ainformação é à base do controle dos sistemas. * O autocontrole de um sistema depende de informações sobre seu objetivo e sobre seu próprio desempenho |
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS | VON BERTALANFFY | * O desempenho de qualquer componente depende do sistema em que se insere. * É necessário usar uma abordagem holística ou sistêmica para lidar com a complexidade do todos. |

6.APLICAÇÕES DO ENFOQUE SISTEMICO
* Administração da qualidade total – toda empresa busca a qualidade.
* Reengenharia e redesenho de processos – as organizações são constituídas de processos sistêmicos interdependentes que transformar insumos em produtos e serviços para clientes.
* Mudança organizacional – as mudanças são feitas para melhorar o desempenho organizacional, quando o...
tracking img