Fisiologia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE IGUATU – FECLI
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
PROFESSOR (A): ESP. NEYLIANE BEZERRA

HIPERTENSÃO
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
ARRITMIA CARDÍACA

MARIA DANIELLE LIMEIRA DA SILVA
SABRINA ASSUNÇÃO DE O. NOBRE

IGUATU, 26 DE OUTUBRO DE 2012
1. HIPERTENSÃO

*CONCEITO
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A pressão sanguínea envolve duas medidas, sistólica e diastólica, referentes ao período em que o músculo cardíaco estácontraído (sistólica) ou relaxado (diastólica). A pressão normal em repouso situa-se entre os 100 e 140 mmHg para a sistólica e entre 60 e 90 mmHg para a diastólica. A hipertensão tem sido definida como a pressão sanguínea de valor superior ou igual a 140/90 mmHg para um adulto jovem. Esta definição surgiu após 12 anos de experiência em 350.000 indivíduos de idades compreendidas entre os 18 e os 74anos (Multiple Risk Factor Intervention Trial), porém a maioria dos médicos, cardiologistas ou não, considera o valor de 140 mm de Hg como sendo um valor normal. A Organização Mundial de Saúde fixou limites e, tendo em conta a relação benefício/riscos do tratamento, fixou o limiar para além do qual se considera hipertensão em >140/90 mmHg. Porém, antes de efetuar uma medição da pressão arterial, apessoa deve estar em repouso durante 5 a 10 minutos para que o resultado possa ser valorizado.
* SINTOMAS

Hipertensão arterial é doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, zumbido no ouvido e sangramento nasalentre outros, que representam um sinal de alerta. Outros sinais e sintomas podem sugerir a presença de hipertensão secundária, isto é, a hipertensão cuja causa possa ser identificada, como no caso de doenças renais ou endócrinas e o seu diagnóstico normalmente acontece depois de um rastreio ou durante uma consulta médica para outros problemas.

* TRATAMENTO

O objetivo do tratamento deveser não deixar a pressão ultrapassar os valores de 12 por 8. Nos casos de hipertensão leve, com a mínima entre 9 e 10, tenta-se primeiro o tratamento não medicamentoso, que é muito importante e envolve mudanças nos hábitos de vida. A pessoa precisa praticar exercícios físicos, não exagerar no sal e na bebida alcoólica, controlar o estresse e o peso, levar vida saudável, enfim. Como existe nítidarelação entre pressão alta e aumento do peso corporal, perder 10% do peso corpóreo é uma forma eficaz de reduzir os níveis da pressão. Por exemplo, a cada 1 kg de peso eliminado, a pressão do hipertenso cai de 1,3mmHg a 1,6mmHg em média.Se o indivíduo tem a pressão discretamente aumentada e não consegue controlá-la fazendo exercícios, reduzindo a ingestão de bebidas alcoólicas e perdendo peso, ouse já tem os níveis mínimos mais elevados (11 ou 12 de pressão mínima), é necessário introduzir medicação para deixar os vasos mais relaxados.
Todos os remédios para hipertensão são vasodilatadores e agem de diferentes maneiras. Os mais antigos, entre eles os diuréticos, por exemplo, se no início fazem a pessoa perder um pouquinho mais de sal e de água, também ajudam a reduzir a reatividade dosvasos. Os mais modernos costumam ser mais tolerados e provocam menos efeitos colaterais.
É sempre possível controlar a pressão arterial desde que haja adesão ao tratamento. Para tanto, o paciente precisa fazer sua parte: tomar os remédios corretamente e mudar os hábitos de vida.

* RECOMENDAÇÕES

 Não pense que basta tomar os remédios para resolver seu problema de pressão arterial elevada....
tracking img