Fisiologia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Material de Biologia: 3º Colegial / Fisiologia Humana

Fisiologia Humana: é o ramo da Biologia que estuda o funcionamento íntimo do corpo humano, explicando os processos biológicos que ocorrem em seu interior.
Nutrição: A manutenção da vida depende da ingestão, assimilação e eliminação de substâncias denominadas nutrientes, encontradas nos alimentos.
Digestão Humana: A digestão éextracelular, o sistema digestório é completo, formado por um longo tubo, que se estende da boca ao ânus. Entre a boca e o ânus, vamos encontrar os seguintes órgãos: faringe, esôfago, estômago e intestinos (delgado e grosso). A digestão está relacionada à fragmentação de partículas alimentares com a quebra das macromoléculas em pequenas moléculas capazes de serem absorvidas pela mucosa intestinal.
BOCA:cavidade destinada a ingerir alimentos, na qual ocorre a mastigação e insalivação dos alimentos. Na boca são encontrados os dentes, a língua e as glândulas salivares, órgãos que auxiliam no processo de digestão, nela ocorrem dois processos digestivos importantes:
• Processo Físico: trituração dos alimentos pela atividade dos dentes;
• Processo Químico: ação da saliva.
Dentes: auxiliam natrituração e mastigação dos alimentos.
Língua: é um órgão musculoso. Na sua superfície apresenta corpúsculos táteis e quimiorreceptores. A língua é útil na
deglutição dos alimentos.
Glândulas Salivares: as Parótidas, as Submaxilares e as Sublinguais. O bolo alimentar é umedecido e lubrificado pela saliva, que contém a enzima Amilase Salivar ou Ptialina, que é responsável pelo inicio da digestão docarboidrato amido, transformando-o em maltose, no entanto, a maior parte do amido é digerida no duodeno.
FARINGE: órgão em forma de canal, comum ao aparelho digestivo e respiratório. O alimento é jogado na faringe, que se contrai voluntariamente, empurrando o alimento para o esôfago.
ESÔFAGO: canal musculoso, com movimentos peristálticos involuntários. As fortes contrações peristálticas do esôfagoempurram o alimento em direção ao estômago.
ESTÔMAGO: é um órgão com várias glândulas que secretam suco gástrico. Dentro dele ocorre a digestão inicial das proteínas. O bolo alimentar deglutido mistura-se com secreções ou suco gástrico, produzidas por glândulas da parede do estômago, após sofrer a ação dessas secreções, transforma-se em uma pasta semi-líquida, o quimo. O peristaltismo do estômagofacilita a ação do suco gástrico e empurra o quimo para o duodeno, a região anterior do intestino delgado.
A principal enzima presente no suco gástrico é a pepsina, que atua sobre as proteínas, quebrando-as em peptídeos.
Digestão no Intestino Delgado: A primeira parte do intestino delgado é o duodeno. Dentro dele, o alimento (agora chamado de quilo) recebe o suco pancreático e a bile, produzidapelo fígado e armazenada na vesícula biliar. Depois de ter recebido o suco pancreático e a bile no duodeno, os nutrientes seguem seu trajeto pela porção final do intestino delgado (jejuno e íleo).
Após a digestão, as moléculas simples são absorvidas pela parede intestinal e lançadas na corrente sanguínea.
Intestino Grosso: é constituído por três regiões: o ceco, os cólons (ascendentes,transversal e descendente) e o reto. Os cólons formam a maior região do intestino grosso. Nele ocorre a absorção da água e dos sais minerais que não foram absorvidas pelo intestino delgado. As fezes, formadas por água, restos não digeridos de alimentos, como a celulose e um grande número de bactérias, são eliminadas pelo reto.

DIGESTÃO QUÍMICA DOS ALIMENTOS (no quadro observe a ação das enzimasdigestivas).

Suco digestivo pH Órgão produtor Local de atuação Enzima Ação
Saliva Neutro Glândulas Salivares Boca Amilase salivar (Ptialina) Amido em maltose
Suco Gástrico Ácido ( ácido clorídrico + ou - = 2) Estômago Estômago Pepsina e renina (pepsinogênio →pepsina) Proteínas em peptídeos menores.
Bile (armazenada na vesícula biliar) Básico (bicarbonato de sódio) Fígado Intestino Delgado...
tracking img