Coca cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O texto tem como finalidade a análise SWOT de uma das maiores empresas de bebidas não alcoólicas do mundo, The Coca-Cola Company. Por se tratar de uma empresa altamente visada e copiada os dados são de diversas fontes. Veremos a sua história de nascimento e ascensão no mercado mundial, demonstraremos percentualmente seu crescimento em 2009 e 2010 em questão de consumo, suaoportunidade que tem como base sua diversificação, quais são as polêmicas em torno da empresa e concorrência na participação do mercado brasileiro.
Observamos que os investimentos da empresa para se manter na frente de seus concorrentes e manter a marca em ascensão são altos mesmo se falando de uma marca que se vende por si só pela sua popularidade, a marca continua atuando no mercado não por questão desorte, mas de muito planejamento.
Palavra chave: Coca Cola, Coca Cola Brasil, Marca Coca Cola

Historia
Em 1886, enquanto a Estátua da Liberdade é erguida em Nova Iorque, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, cria uma bebida que se tornaria outro grande símbolo americano. Assim como outros inventos que entraram para a história, a criação de Pemberton é motivada pela curiosidade. Ofarmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça faz uma mistura líquida de cor caramelo. Leva a mistura para uma farmácia, a Jacob's Pharmacy, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), é oferecido aos clientes, que consideram a bebida muito especial. A farmácia coloca o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Robinson, contador de Pemberton,batiza a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome em sua própria caligrafia. Desde então, o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira. E a data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 8 de maio de 1886 - data em que foi lançada na Jacob's Pharmacy. Nos primeiros anos são vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) de Coca-Cola por dia. Um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já haviaproduzido mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios. Sem ter idéia de que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891, ele vende a empresa para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300,00. Candler torna-se o primeiro presidente da companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e àmarca.
Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas, entre estas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.
Coca-Cola Brasil
Com atuação de destaque no País desde 1942, a Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. O Sistema Coca-ColaBrasil é composto pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos empresariais independentes, chamados de Fabricantes autorizados, além da Leão Junior e Del Valle, que elaboram o produto final em suas 43 unidades industriais e o distribuem aos pontos de venda. Esta estrutura absorve cerca de 40 mil colaboradores diretos e gera mais de 340 mil empregos indiretos.
Os Fabricantes têm um contrato através do qualse comprometem a produzir engarrafar e distribuir todos os produtos da Coca-Cola Brasil, observando um rigoroso padrão de qualidade mundial, que é marca registrada da Empresa.
As fábricas que fazem parte do Sistema Coca-Cola Brasil encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do País, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda, para hidratar e nutrir osconsumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas não-alcoólicas que engloba águas, sucos, refrigerantes, chás, achocolatado, energéticos e isotônicos.
A Missão no Brasil
Refrescar o mundo - em corpo, mente e espírito.
Inspirar momentos de otimismo - através de nossas marcas e ações.
Criar valor e fazer a diferença - onde estivermos. Em tudo o que fizermos.

Análise SWOT

1. Forças...
tracking img