Fisiologia gatrointestinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHAO
PROFESSOR DIOGO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS
CURSO NUTRIÇÃO

ANNE MYREIA ALVES RODRIGUES
CAMILA ALMEIDA DUARTE
GÉSSICA MORAES COSTA
SYNARA VALÉRIA SILVA RODRIGUES

FISIOLOGIA

Imperatriz
2011
ANNE MYREIA ALVES RODRIGUES
CAMILA ALMEIDA DUARTE
GÉSSICA MORAES COSTA
SYNARA VALÉRIA SILVA RODRIGUESFISIOLOGIA GASTROINTESTINAL

Trabalho apresentado à disciplina de Fisiologia do curso de Nutrição, 2º período, da Universidade do Sul do Maranhão, ministrada pelo Professor Diogo Antônio da Silva Santos, para obtenção de nota.


Imperatriz
2011
1. INTRODUÇÃO

O trato gastrointestinal (GI) consiste em trato alimentar que se estende da boca até o ânus e de órgãos glandularesacessórios que lançam seu conteúdo na luz desse trato. A função feral do trato GI é a de absorver nutrientes e água, que passam para a circulação, e eliminar produtos residuais. Os principais processos fisiológicos, que ocorrem no trato GI são a motilidade, a secreção, a digestão, e a absorção. A maior parte dos nutrientes, na alimentação de mamíferos, é ingerida na forma de partículas sólidas e demacromoléculas que não são transportadas com facilidade, através das membranas das células, ate a circulação. Assim a digestão modifica física e quimicamente os alimentos ate que a possa ocorrer a absorção dos nutrientes, pelas células do epitélio intestinal. Os processos de digestão e de absorção necessitam de motilidade da parede muscular do trato GI para deslocar o alimento ao longo do trato emisturá-lo às secreções. As secreções produzidas pelo trato GI e pelos órgãos associados consistem em enzimas, detergentes biológicos e íons que compõem o ambiente intraluminal favorável para a digestão são muito regulados para maximizar a digestão e a absorção, e o trato GI é dotado de sistemas reguladores complexos para garantir que isso ocorra. Além disso, o trato GI absorve os fármacosadministradas pelas vias oral e retal.
O trato GI também é um órgão importante para a excreção de substancias. Ele armazena e excreta as substancias residuais que resultam da digestão dos alimentos ingeridos e excreta produtos oriundos do fígado, como colesterol, esteroides e metabólicos de fármacos (todos com uma propriedade em comum: são moléculas lipossolúveis).
Quando se fala de fisiologia dotrato GI, é importante ter em mente que esse trato é formado por um tubo longo, que está em contado com o ambiente externo ao corpo. Como tal, é vulnerável a micro-organismos infecciosos, que podem entrar no corpo junto com o alimento e a água. Na verdade o trato GI corresponde ao maior órgão imune do corpo.




2. ANATOMIA FUNCIONAL E PRINCÍPIOS GERAIS DA REGULAÇÃO DO TRATOGASTROINTESTINAL.

I. Anatomia Funcional:
Todo o trato digestório é revestido por membrana mucosa, que protege os tecidos subjacentes, e ao mesmo tempo permite a absorção do alimento digerido no intestino. Em um corte típico da parede intestinal, da superfície interna para a externa temos as seguintes camadas: Mucosa: Epitélio, formado de tecido conjuntivo frouxo, colágeno e elastina. Rica emvários tipos de glândulas e contém vasos linfáticos e capilares. Muscular da mucosa: camada fina de músculo liso. Submucosa: tecido conjuntivo frouxo com fibrilas de colágeno e de elastina. Em algumas regiões existem glândulas na submucosa. Os troncos nervosos e os vasos mais calibrosos da parede intestinal ficam localizados na submucosa. Camada muscular circular: fica localizado entre as camadasmusculares circulares e longitudinais. Principais estruturas do trato GI são as seguintes:
BOCA: é a primeira parte do sistema digestório. Estende-se desde os lábios até a buco faringe. Nenhum alimento á absorvido na boca, uma vez que as células de revestimento não são capazes de fazer absorção. Os lábios e bochechas ajudam a movimentar o alimento entre os dentes superiores e inferiores durante...
tracking img