Fisiologia do exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CADERNO DE FISIOLOGIA DO EXERCICIO



Sumário

Sistema Aeróbico 3
Sistema anaeróbio 4
Testes de capacidadeaeróbia (explicação) 4
Teste de salto vertical 6
Teste de banco 6
Teste cicloergômetro (Wingate) 7
Teste de Corrida de 40 Segundos 9
Teste de Capacidade anaeróbia máxima 9
Teste máximo de esteira 10
Teste submáximo de banco 11
Teste máximo de cicloergômetro 11Teste submáximo de cicloergometro 12
Teste de corrida de 12 minutos 13
Teste de caminhada 14
Dispêndio energético em atividade física 16
Dispêndio de gordura e carboidrato 17
Classificação de atividade física 18
Prescrição de atividade física pelo percentual do VO2max e FCmax 19
Prescrição de atividade física pela reserva do VO2max e FCmax 19
Débito cardíaco, Frequência cardíaca evolume sistólico no exercício 21
Volumes pulmonares durante exercício 21
Efeitos do treinamento 23
Longevidade, treinamento e saúde 24
Regulação térmica em ambiente frio ou quente 25
Fadiga 27
Anexo I 29
Anexo II 30

Sistema Aeróbico

O sistema aeróbico é um complexo de vários componentes diferentes. Por causa de sua habilidade de utilizar carboidratos, gorduras e proteínas comofonte de energia e porque produz somente o CO2 e água como produto final , esse sistema tem capacidade ilimitada de produzir ATP. Sua complexidade e necessidade por constante suprimento de O² é que limita a produção de ATP.

Esse sistema fornece energia para exercícios de intensidade baixa para moderada. Fornece energia para atividades como dormir, descansar, sentar, andar e outros. Quando aatividade vai se tornando um pouco mais intensa a produção de ATP fica por parte do sistema ácido lático e ATP-CP. Atividades mais intensas como caminhada, ciclismo, fazer compras e trabalho em escritório também são supridas em parte pelo sistema aeróbico, até que a intensidade atinja o nível moderado-alto (acima de 75%-85% da Frequência Cardíaca Máxima), depois é recrutado para suprir energiasuplementar. 

Os melhores exemplos de exercícios que recrutam o sistema aeróbico são: aulas de aeróbica e hidroginástica de 40-60 min., corridas mais longas que 5000 m., natação (mais que 1500 m), ciclismo (mais que 10 km.), caminhada e triathlon. Qualquer atividade sustentada continuamente em um mínimo de 5 min. pode ser considerada aeróbica.

Segundo Viana (1987), capacidade aeróbia pode serdefinida como a condição que um indivíduo tem de realizar um esforço contínuo e prolongado e seu organismo possa absorver, transportar e utilizar a maior quantidade possível de oxigênio sem diminuição de desempenho.

Essa capacidade pode ser facilmente estimada, de maneira direta ou indireta e está diretamente relacionada ao consumo máximo de oxigênio (Vo2max).De acordo com Weineck (1989), capacidadeaeróbia pode ser entendida como a “capacidade psicofísica de tolerância à fadiga, sob o aspecto do metabolismo muscular, em sobrecarga de longa duração, bem como a capacidade de uma rápida recuperação após estas sobrecargas”.Reilly&Bangsbo em Elliot &Mester (2000), afirmamque a “capacidade aeróbia geral é um componente importante do condicionamento físico, dependendo do sistema detransporte e consumo deste pelos tecidos em exercício.” Ainda segundo estes autores, o treinamento aeróbio engloba adaptações centrais, como a função cardíaca e respiratória, porém fatores musculares podem limitar o desempenho.
Segundo McArdleet al.(1985), a capacidade máxima para a ressíntese de ATP é medida quantitativamente pela captação máxima de oxigênio. Esse é um dos indicadores mais importantesda capacidade de alguém realizar um exercício contínuo e prolongado.
Sistema anaeróbio

A resistência anaeróbia é a capacidade que o individuo possui de regenerar ATP durante um intervalo de tempo específico, sem que necessite oxidar os substratos como carboidratos e lipídios. Através do metabolismo anaeróbio seja ele, alático ou lático, o ATP deve ser produzido por processos conhecidos como...
tracking img