Fisiologia do aparelho reprodutor feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FISIOLOGIA DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO
A quantidadede GnRH liberado pelo hipotálamo aumenta e diminui bem menos drasticamente durante o ciclo menstrual. Este hormônio é liberado em pulsos curtos em média uma vez a cada 90 minutos como ocorre no homem.
Ciclo Ovariano Mensal: Esse ciclo dura em média 28 dias. Para receber o possivel embrião o endométreio uterino se prepara comantecendencia.
Hormônios gonadotrópicos e seus efeitos no ovário:
As tranformações que ocorrem no ovário dependem da ação dos hormonios gonadotropicos LH e FSH, ja que sem eles o osvários permanecem inativos como na infância. Entre os 9 q 12 anos, a adeno hipófise começa a secretar quantidades crescentes de gonadotropinas levando ao início dos ciclos mensais que começam entre os 11 e 15 anos. Esse períodoé denominado puberdade, e o primeiro ciclo menstrual é denominado menarca. Tanto o Lh como o FSH são glicoproteínas.
Ao combinarem-se com seus receptores específicos nas membranas das células-alvo ovarianas. Por sua vez, esses receptores estimularão a proliferação das células ovarianas e estimularão, através da fosforilação de enzimas chave, a secreção de hormônios sexuais.
FASE FOLICULAR:crescimento do folículo ovariano.
Quando amenina nasce, cada ovócito está circundado por uma única camada de células granulosas, eis o folículo primordial. Essa celulas granulosas provavelmente mantém o ovócito nutrido e inibido (fator inibidor da maturação dos oócitos), já que este se mantém no estágio de prófase da divisão meiótica. Na puberdade, a elevação das taxas de LH e FSH fazem os ovários eseus folículos crescerem. em alguns dos folículos, há cresmimento de outras camadas de células granulosas gerando os folículos primários.
Desenvolvimento dos folículos antrais e vesiculares: Nos primeiros dias do ciclo menstrual os níveis de FSH são ligeiramente maiores que o de LH, o que causa o crescimento de seis a doze folículos primários por mês. o efeito primordial é a rápida proliferaçãodas celulas da granulosa, há também a formação da teca a partir das celulas intersticiais do ovario. As celulas da teca interna são responsáveis pela secreção de homonios sexuais (estrogênio e progesterona), já a teca externa torna-se a capsula do folículo em desenvolvimento.
Depois de alguns dias na fase proliferativa, as células granulosas liberam um líquido folicular rico em estrogênio. Oacúmulo desse líquido gera o aparecimento do antro. O crescimento do folículo primário até se formar o folículo antral é estimulado principalmente pelo FSH. Então ocorre um crescimento muito acelerado que gera os folículos vesiculares. Isso ocorre devido ao aumento da superficie da granulosa que absorve bastante FSH mandando um feedback positivo.
O crescimento do antro ocorre de forma explisiva,gerando o aumento do tamanho do folículo que abriga o ovócito em um de seus pólos.
Apenas um folículo amadurece por mês e o rstante sofre atresia. No período de crescimento que prescede a ovulação, apenas um dos folículos cresce de maneira mais acelerada, o folículo maduro, os demais involuem e tornam-se folículos atrésicos. A possível causa é que a grande quantidade de estrogênio liverada pelofolículo maduro iniba a secreção de FSH pela adeno-hipófise o que não permite a evolução de outros folículos.
Ovulação: No meio do ciclo ovariano, a parede externa do folículo maduro incha-se rapidamente. Ao romper, ele libera um líquido viscoso contendo o ovócito rodeado por células granulosas que formam a coroa radiata.
O pico de LH (cerca de dois dias antes da ovulação) é necessário para aovulação, pois ele é fundamental para o crescimento folicular final.Durante os últimos dias antes da ovulação as taxas de LH e FSH aingem seus picos. O LH tem efeito específico sobre as celulas da granulosa e sobre a teca visto que ele as converte em células secretoras de PROGESTERONA. Portanto a taxa de estrogênio começa a cair um dia antes da ovulação, enquanto quantidades cada vez maiores de...
tracking img