Fisiocacia

4884 palavras 20 páginas
Portanto, Fisiocracia significa governo da natureza e daí podem ser depreendidos os quatro principais postulados defendidos pelos seus adeptos:

Ordem natural - os fisiocratas introduziram a idéia de ordem natural ao pensamento econômico. Achavam que o funcionamento da economia correspondia a uma ordem natural. De acordo com essa idéia, as leis da natureza governam as sociedades humanas da mesma maneira que as descobertas de Newton governam o mundo físico. Todas as atividades humanas, portanto, deveriam ser mantidas em harmonia com essas leis naturais. O objeto de todo estudo científico era descobrir as leis às quais todos os fenômenos do universo estavam sujeitos. Na esfera econômica, as leis da natureza conferiam aos indivíduos o direito natural de usufruir os frutos de seu próprio trabalho, desde que isso fosse consistente com os direitos dos outros.

Laissez-faire, laissez-passer - essa expressão, creditada a Vincent de Gournay, e que na tradução literal quer dizer "deixe fazer, deixe passar", significa na verdade "deixe as pessoas fazerem o que quiserem sem a interferência do governo". Ela expressa a reação à excessiva intervenção governamental na economia, prática que estava fortemente enraizada nos países europeus após mais de dois séculos de predomínio das idéias mercantilistas. Para os fisiocratas, portanto, os governos nunca deveriam estender sua interferência nos assuntos econômicos além do mínimo absolutamente essencial para proteger a vida e a propriedade e para manter a liberdade de adquirir.

Assim, os fisiocratas se opunham a quase todas as restrições feudais, mercantilistas e governamentais, favorecendo a liberdade de comércio interno, bem como o livre-comércio exterior. Paradoxalmente, Gournay era um dos beneficiários do sistema mercantilista, exercendo a função de inspetor de qualidade dos produtos de acordo com as marcas registradas (ou seja, uma espécie de fiscal). Espantado com o exagerado grau de detalhamento das leis que regulavam a

Relacionados