Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O poder das pontas
Constata-se que o módulo da densidade superficial de cargas em um condutor eletrizado é maior nas regiões em que ele possui menor raio de curvatura. Essa densidade tem módulo ainda maior em regiões pontiagudas, o que lhes confere um comportamento conhecido como poder das pontas. Por causa da maior concentração de cargas do campo elétrico é mais intenso na vizinhança das outrasregiões do condutor. Esse campo mais intenso pode ionizar o meio no qual o condutor se encontra, tornando-o também condutor.
Campo elétrico criado por um condutor eletrizado
Para um condutor em equilíbrio eletrostático, o vetor campo elétrico é nulo nos pontos internos do condutor. Se não fosse nulo, surgiriam forças nos portadores de cargas elétricas livres existentes nessa região, provocandoseu deslocamento de um local para outro, que contraria a hipótese inicial de termos o condutor em equilíbrio.
Eint =0
O vetor campo elétrico, em cada ponto da superfície externa do condutor, é perpendicular a ela, possuindo intensidade proporcional ao módulo da densidade superficial de cargas (σ) da região considerada. O campo elétrico na vizinhança externa da superfície também é perpendicular aela, e sua intensidade é o dobro da intensidade do vetor campo elétrico nessa superfície.
Campo Elétrico criado por um condutor esférico eletrizado
Uma superfície esférica tem a mesma curvatura em todos os seus pontos. Em um condutor esférico solitário e eletrizado, a densidade superficial de cargas é a mesma em todas as regiões de sua superfície externa, que se apresenta uniforme. Em razão dasimetria da esfera e da distribuição uniforme de cargas em sua superfície, para calcular a intensidade do vetor campo elétrico em pontos externos.
Eext=K|Q|d²
Em um ponto muito próximo da superfície da esfera, à distância d torna-se praticamente igual ao raio r da esfera. Fazendo d= (r+∆r), com ∆r tendendo a zero, a intensidade do vetor campo elétrico fica determinada por:Epróx=K|Q|(r+∆r)²≅K|Q|r²
Campo elétrico uniforme
Uma superfície plana, ilimitada e uniformemente eletrizada. Sua densidade superficial de carga é σ e a permissividade absoluta do meio em que se encontra é ε. Essa superfície gera, em todos os pontos de cada semiespaço determinado por ela, um campo elétrico com as seguintes características:
- intensidade: E=σ2ε;
- direção: perpendicular à superfície;
- sentido: deafastamento ou de aproximação em relação à superfície, dependendo do sinal de sua carga elétrica.
Campo elétrico uniforme é uma região do espaço onde o vetor representativo do campo (E) tem, em todos os pontos, a mesma intensidade, a mesma direção e o mesmo sentido. Em um campo elétrico uniforme, as linhas de força são representadas por segmentos de reta paralelos entre si, igualmente orientados eigualmente espaçados. O campo elétrico gerado por uma superfície plana, limitada e uniformemente eletrizada é praticamente uniforme, com intensidade E=|σ|2ε, nos pontos situados nas proximidades de sua região central. Junto da às bordas e nas regiões mais distantes, o campo sofre variações que não podem ser desprezadas. A maneira mais comum de se conseguir um campo elétrico uniforme é utilizar duasplacas condutoras planas e iguais, paralelas entre si e eletrizadas com cargas de mesmo módulo e sinais opostos. Colocando uma placa muito próxima da outra, ficam determinadas três regiões: uma entre as placas, onde o campo elétrico é praticamente uniforme, e duas externas a elas, onde o campo é praticamente nulo. Como a densidade superficial de cargas tem o mesmo valor absoluto σ para as duassuperfícies eletrizadas e, além disso, essas superfícies estão em um mesmo meio, os campos elétricos gerados por ela têm intensidades iguais.
Fenômenos eletrostáticos na atmosfera
-O raio, o relâmpago e o trovão.
No século XVIII o diplomata e cientista norte-americano Benjamin Franklin, conseguiu provar que o raio era uma simples descarga elétrica ocorrida entre nuvens eletrizadas e a...
tracking img