Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Evangelho é uma palavra grega que, de início, significava a gorjeta que se dava ao carteiro portador de uma notícia. Se a notícia era boa, a gorjeta era maior. Passou depois a significar a notícia boa trazida pelo portador.

Os evangelhos são a boa notícia de Jesus Messias, dada primeiro aos cristãos que se comprometeram com a sua vida e o seu projeto, e depois a todas aspessoas.

O evangelho segundo Mateus não é o primeiro, mas foi colocado no começo do Novo Testamento (Nova Aliança), porque era o mais apropriado para anunciar a passagem das promessas contidas no Antigo testamento. Até o fim do século 2 foi o evangelho mais importante, e praticamente formou o alicerce das comunidades cristãs.

O bispo Papias, do século 2, afirmar que o autor do evangelho era umdiscípulo chamado Mateus (Mt 10,3). E isso foi aceito por todos.

Às vezes pensamos que o evangelho é biografia de Jesus. E não é. Os evangelhos representam uma segunda etapa do anúncio de Jesus e da sua missão, dos quais as comunidades são chamadas a participar.

































Jesus é o “Deus conosco”

Ao comentar o sentido do nascimento deJesus, Mateus cita o texto do profeta Isaías (7,14): “Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco”. Dessa forma, o evangelista aponta para todo o mistério da pessoa de Jesus. Nele, o Deus que habitava na eternidade vai se tornar próximo de nós, morando em nosso meio, participando de nossa vida, nossas aspirações, lutas erealizações.

Para ensinar a justiça

Quando Jesus se apresenta para o batismo de João, há um diálogo interessante, que apresenta o programa de todo o evangelho de Mateus. João resiste. Jesus responde a ele: “devemos cumprir toda a justiça” (Mt 3,15). Esse é um ponto muito importante, porque o batismo de Jesus marca a direção de toda a atividade que ele vai desenvolver. Notemos que o verboestá no plural: “devemos”. Quem mais, além de Jesus, deve cumprir toda a justiça? Não só João, mas todos os que seguem a Jesus, inclusive os cristãos das comunidades de hoje, dois mil anos depois.

O batismo de Jesus aponta a meta da sua vida: realizar a justiça. Nós, também batizados em seu nome, temos a mesma meta.

Na Bíblia, a justiça é a vontade de Deus, o seu projeto eterno. Somos justos epraticamos a justiça quando deixamos que Deus realize a sua vontade sobre nós e , como através de Jesus, realize o seu projeto.

O Reino de Deus vem pela justiça

O propósito de Mateus fica mais claro em 6,25-34. Depois de falar sobre a preocupação contínua que os pobres têm com a comida, a bebida e roupa, coisas de primeira necessidade, ele acrescenta: “Em primeiro lugar, busquem o Reino deDeus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas” (Mt 6,33).

Não adianta pensar em curar os sintomas. Precisa curar a sua causa. Se não se tem o que comer, beber e vestir, não adianta ficar preocupado afanosamente com isso. É fazer buraco em água. Quando o povo não tem liberdade e vida, para viver dignamente e participar na construção da sociedade e da historia, issoé sinal de que está havendo injustiça. Não adiantar remendar. A primeira luta é para que haja justiça. Ninguém precisa de bondade (que, em geral, só serve para esconder a injustiça). Todos precisam da justiça de Deus, do seu Reino, onde todos podem igualmente ter acesso aos bens da liberdade e da vida. Quando há justiça, todos podem viver dignamente, com todas as suas necessidades satisfeitas.

OJesus de Mateus é, portanto, o Mestre da justiça. Com sua presença, palavra e ação, ele vai ensinando a comunidade a lutar pela justiça que liberta a todos para vida digna. E isso não deve ficar dentro da comunidade apenas. Deve ser ensinado a todos, para que todos aprendam de Jesus qual é a justiça que Deus quer.







Jesus começa a nova História

O primeiro capítulo do evangelho...
tracking img