Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desigualdade e Pobreza
Para a lei todos são iguais, independente de classe, cor, sexo; porém há grupos que não tem o acesso ao mínimo de bens produzidos pela sociedade, não tem o mínimo necessário para a reprodução biológica e social. Os mais necessitados incluem órfão de pais, pessoas doentes, pobres carregados de filhos, e velhos empobrecidos.
A causa para a postura diante da populaçãoexcluída ou carente se deve ao fato de que a sociedade moderna sedimentou a ideia de que fazemos parte de uma totalidade que é a humanidade; os povos antigos tinha clara noção de que a sociedade se diferenciava, hoje, por conta do universalismo católico o mundo ocidental desenvolveu uma consciência capaz de construir uma humanidade a qual pertencem todos.
Pobreza e Abundancia
Ao lado da crescentepobreza, o apelo ao consumo por meio das campanhas publicitárias e veiculadas pelos meios de comunicação de massa torna a distancia social entre ricos e pobres ainda mais trágica e inaceitável; a diferença aumenta ainda mais quando uma pessoa tem muito patrimônio (terra) e novos indicadores de poder e status mais virtuais e menos
A Pobreza Relativa
Analfabetismo, divida externa, renda per capita,produto interno bruto(PIB) são medidas de analise frequentes para a classificação de regiões e nações; pessoas, grupos sociais e países passam a ser considerados pobres não só a relação a si mesmos, as dificuldades a atingir seus objetivos em satisfazer as próprias necessidades e melhorar as condições de vida como também em relação aos outros grupos e países com os quais são permanentementecomparados.
Sob o influxo da produção de massa, até mesmo pessoas que vivem em condições subnormais em favelas, carentes dos mais elementares aparelhos sociais acabam sendo seduzidas pelos signos da modernidade(parabólicas, DVD, som) e podem ser observado em abundancia nos bairros mais pobres por ser classificado como divertimento em massa.
Estado de Carência Múltipla
Há quatro formas de pobreza sendoclassificadas por:
- Despossessão social: completa impossibilidade de parcelas de a população terem acesso aos mecanismos de êxito social, de atingirem o mínimo de prestígio e manterem relações sócias estruturadas e permanentes.
- Despossessão psicológica: sentimento de autodesvalorização das populações pobres em relação às ricas, ou de um país pobre em relação a um rico.
- Despossessãopolítica: incapacidade de certos grupos sociais terem qualquer participação efetiva na vida pública ou acesso aos mecanismos de interferência e ação politica.
- Despossessão tecnológica: pessoas que não possuem alfabetização digital(avanço tecnológico) estão excluídas dos mais diferentes espaços e da comunicação globalizada e a mais importante, do mercado de trabalho
Responsabilidade do Sistema
Ocapitalismo industrial alcançaria tal nível de desenvolvimento que os recursos naturais do planeta se esgotariam e as populações seriam assoladas pela fome. Marx afirmava que o poder, a riqueza e os bens estariam nas mãos de poucos e o restante da população estaria reduzido a um nível econômico de subsistência. Marshall alertava para a degradação dos níveis de vida da humanidade, com um aumentoconstante do trabalho árduo, da falta de instrução e saúde da baixa expectativa de realização pessoal.
Em alguns países, com o avanço da tecnologia, a jornada de trabalho caiu e o contingente de mão de obra empregado, invertendo as tendências que caracterizaram os primórdios da revolução industrial.
O Peso do Fator Biológico
Anos atrás, os EUA desenvolveram uma teoria que se caracterizou como“Curva do Sino”, que atribuía a pobreza dos negros habitantes dos guetos a uma possível inferioridade mental de origem genética. Além do caráter preconceituoso dessa teoria, que muito facilmente encontraram explicações naturais e biológicas para a condição social das populações carentes, apresenta as características que o próprio meio social ajudou a desenvolvê-las; os índices utilizados para medir...
tracking img