Canteiro de obras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1330 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este pesquisa tem como objetivo orientar no processo para implantação e funcionamento do canteiro de obras.

1.1 – Política de Segurança
A segurança de trabalho é parte complementar do procedimento de produção e um dos objetivos permanentes de uma empresa. Tende a preservar o seu patrimônio humano e material, de clientes e de terceiros e a continuidade das atividades empadrões adequados de produtividade com qualidade de serviço.
Para atender os Diplomas Legais em vigor e considerando ser a Prevenção de Acidentes a melhor solução, a promoção da saúde e proteção da integridade física dos trabalhadores no local de trabalho devem ser realizadas, abordando 4 (quatro) aspectos:

 Qualificação Profissional.
 SESMT – Serviços Especializados em Engenharia deSegurança e em Medicina do Trabalho.
 CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
 Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho.

A qualificação profissional é a metodologia mais eficiente para se modificar o quadro crítico existente no Brasil, quanto ao número de acidentes do trabalho. Um profissional concretiza seu trabalho com mais eficácia técnica, incluindo, com isto, aprodutividade e a qualidade do produto e melhor aplicando as normas de segurança.
Ao SESMT, cabe a função de centralizar o planejamento da segurança, em conformidade com a produção, e descentralizar sua execução. O dimensionamento dos SESMT vincula-se a grada do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento constantes na
Norma Regulamentadora de Segurança eMedicina do Trabalho, NR 4.
À CIPA cabe tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível e permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador . A CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados de acordo com o dimensionamento previsto na Norma Regulamentadora de Segurança e Medicina doTrabalho NR 5. As suas principais funções são:

 Identificar os riscos do processo do trabalho, elaborando um mapa de riscos;
 Elaborar um plano de trabalho com ações preventivas de segurança e saúde ocupacional;
 Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas preventivas;
 Verificar os ambientes e condições de trabalho;
 Avaliar o cumprimento das metas fixadas;
Colaborar no desenvolvimento do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR 18) e PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (NR 7);
 Participar, anualmente, de Campanhas de Prevenção da AIDS, em conjunto com a empresa;
 Promover, anualmente, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
 Discutir acidentes ocorridos, (entre outros);

Às Ordens deServiço sobre Segurança e Medicina do Trabalho, instrumento determinado em lei desde 1978, cabem universalizar as responsabilidades, não só sobre segurança e saúde do trabalhador, como também sobre os processos de execução dos serviços.
As ações para prevenção de acidentes e doenças do trabalho deverão ter a participação e o envolvimento de todos os setores da estrutura organizacional e de seuscolaboradores, sendo as responsabilidades compatíveis com os diversos níveis no organograma funcional da empresa.

1.2 – Responsabilidades e Atribuições

1.2.1.- Gerente de Contrato/Supervisor de Obras
Tem a responsabilidade final pela execução do Contrato/Obra, dentro dos padrões mínimos de segurança e saúde no trabalho, estabelecidos pela legislação em vigor.
1.2.2 - Engenheiros/GerentesSão responsáveis pelo planejamento e determinação das medidas preventivas para a execução dos serviços de acordo com o PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho, com o assessoramento e apoio da equipe especializada.
1.2.3 - Mestres/Encarregados
São diretamente responsáveis pela orientação e controle das medidas
preventivas adotadas pelas equipes sob sua supervisão, devendo...
tracking img