Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GSeTI | Normas - PSeg01

Página 1 de 10

MISSÃO

PLANEJAMENTO

NORMAS

ESTATÍSTICAS

FERRAMENTAS

CSIRTs

DICAS

APRESENTAÇÕES

Política de Segurança da USPNet

Apresentação Este documento destina-se a estabelecer uma norma de segurança para a USPnet, em complemento às disposições da Portaria GR 3.082, de 06.10.97, disponível emhttp://www.cci.usp.br/gestao/cci-gati/etica.html. O documento descreve as Normas quanto ao seu aspecto físico e lógico. Ele é o elemento principal que faz apontamentos para outros documentos relacionados e de leitura recomendada.

Introdução A cada dia novas ameaças à segurança das redes computacionais aparecem, colocando em risco os negócios das Organizações. Portanto, o desenvolvimento, a freqüente atualização e a eficaz aplicação denormas e regras que permitem lidar com tais ameaças são de fundamental importância nos dias de hoje. Existem diversos tipos de ameaças de uma variedade de fontes tais como, fraudes eletrônicas, sabotagem, vandalismo, fogo, etc. Os problemas proporcionados por vírus, hackers, ataques de deny of service - DoS levam à alteração ilegal dos sistemas, à perda de informações e à interrupção do funcionamentonormal dos sistemas. Estes têm se tornado cada vez mais comuns, mais ambiciosos e mais sofisticados. A dependência nos serviços, a interconexão de redes públicas e privadas e o compartilhamento das informações colocam as Organizações vulneráveis as ameaças de segurança. Isto tudo serve de motivação para a implantação de uma norma de segurança.

1. Objetivo As Normas de Segurança para a USPnettêm o objetivo de fornecer um conjunto de Regras e Recomendações aos administradores de rede e usuários, visando a proteção e segurança dos equipamentos, dados, pessoas e instalações da Universidade, a saber: Estabelecer procedimentos para a instalação e manutenção de ferramentas, hardware e software, visando a segurança dos sistemas computacionais e de comunicação da USP interligados à USPnet.Orientar, por meio de suas diretrizes, todas as ações de segurança das Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos, Centros de Informática e Órgãos de Administração para minimizar os riscos de segurança e garantir autenticidade, condifencialidade, integridade e disponibilidade da informação. Estabelecer procedimentos visando prevenir e responder a incidentes de segurança.

2. Abrangência Esta Norma temabrangência para toda Universidade, em relação às instalações, equipamentos, informação e pessoal relacionados à USPnet. Em conformidade com a Política de Segurança da USPnet, esta norma abrange os seguintes aspectos: Segurança física dos dispositivos de rede da USPnet e da infra-estrutura; Segurança lógica dos equipamentos de rede da USPnet; Segurança da Informação;http://www.security.usp.br/normas_pseg01.html

10/10/2012

GSeTI | Normas - PSeg01

Página 2 de 10

Segurança administrativa; Segurança do funcionário e do usuário.

3. Segurança Física das Instalações de Processamento A Segurança Física tem como objetivos específicos: proteger edificações e equipamentos; prevenir perda, dano ou comprometimento dos ativos; manter a continuidade das atividades dos negócios;reduzir as ameaças que coloquem em risco o bom funcionamento dos sistemas. 3.1 Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e Aterramento Recomenda-se que as edificações onde encontram-se instalações de processamento, estejam protegidas por um sistema contra descargas atmosféricas (pára-raios) e possuam sistema de aterramento eficiente, observando-se o seguinte: Todo sistema de proteçãodeve receber manutenção preventiva e inspeção anualmente. O projeto, instalação e manutenção do sistema deve estar em conformidade com a norma NBR-5419-2000. A função do pára-raio é proteger edificações e pessoas, não abrangendo necessariamente equipamentos eletro-eletrônicos. Recomenda-se a utilização de protetores para os equipamentos considerados essenciais, tais como centelhadores a gás,...
tracking img