Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da escola burguesa pode ser caracterizada por dois momentos : o primeiro é a escola tradicional e o segundo a Escola Nova.
1°- Escola tradicional ► Em suma , a escola tradicional igualaos diferentes e , em nome da igualdade formal, esconde a desigualdade social.
Da passagem da escola tradicional para a escola Nova implica o enfraquecimento da tese da igualdade entre alunos , emfavor da idéia de que eles são diferentes entre si, porque são indivíduos com necessidades e interesses que não podem ser satisfeitos coletivamente.
2°- Escola Nova ► Os educadores da Escola Novaesforçaram-se para desenvolver uma crítica , muitas vezes feroz,à escola tradicional e , baseados nela, alterar a organização da escola .
O foco da relação pedagógica na escola tradicional eram professore o ensino , na Escola Nova , deslocou-se para a aprendizagem e para o estudante.
Tal mudança foi feita em nome do respeito à individualidade dos estudantes .
Dilema :Se os indivíduos são ,necessariamente , distintos entre si, como é possível ensinar a todos ao mesmo tempo, ministrando a eles a mesma disciplina e o mesmo tópico?
As mudanças no âmbito da metodologia de ensino e da difusão dolema “aprender a aprender” conferiram à educação e à escola um caráter pragmático e essa foi a principal característica da primeira fase da Escola Nova.O que consolida a ideia de que a escola deve sepreocupar exclusivamente com o aluno e a sua aprendizagem.
Na segunda fase da Escola Nova , pode-se destacar , na educação brasileira , a influência de vários psicólogos da aprendizagem como :●Skinner
●Rogers
●Piaget
●Vygotsky
●Gardner
As duas fases da Escola Nova , ainda que apresentem características distintas, têm na aprendizagem do aluno seu ponto central.
1° fase ►predomina a ideiade que ele deve “aprender a aprender” e de que isso só é possível quando seus interesses e necessidades individuais são respeitados.
2° fase ►reforça-se a ideia do compromisso da escola com a...
tracking img