Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DA GLOBALIZAÇÃO

Trabalho de Geografia

Professor: Rafael
Alunas:
Beatriz Frizo nº 07
Isabela Mauruto nº 20

- Processo da Globalização

Até a Revolução Industrial, o processo de mundialização da economia foi vagaroso, devido às limitações nos transportes e nas comunicações. Com a Revolução Industrial e a liberação do Capitalismo parasuas plenas possibilidades de expansão, a globalização deu um salto qualitativo e significativo. 
A ampliação dos espaços de lucro conduziu à globalização. O mundo passou a ser visto como uma referência para obtenção de mercados, locais de investimento e fontes de matérias-primas. Num primeiro momento, a globalização foi também o espaço para o exercício de rivalidades intercapitalistas eresultou-se em duas guerras mundiais. Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo à globalização da informação e dos padrões culturais e de consumo. Isso deveu-se não apenas ao progresso tecnológico, mas - e, sobretudo - ao imperativo dos negócios. A tremenda crise de 29 teve tamanha amplitude justamente por ser resultado de um mundo globalizado, ou seja, ocidentalizado, face àexpansão do Capitalismo. Ao entrarmos nos anos 80/90, o Capitalismo, ingressou na etapa de sua total euforia triunfalista, sob o rótulo de Neo-Liberalismo. Tais são os nossos tempos de palavras perfumadas: reengenharia, privatização, economia de mercado, modernidade e - metáfora do imperialismo - globalização. Os avanços tecnicocientíficos (informática, cabos de fibra óptica, telecomunicações, químicafina, robótica, bioteconologia e outros) e a difusão de rede de informação reforçaram e facilitaram o processo de globalização. Estabeleceram um intercâmbio acelerado (reduzindo o espaço e o tempo), não só na esfera econômica (mercados, tecnologia de produção), mas atingindo também, os hábitos, os padrões culturais e de consumo. A classe trabalhadora, debilitada por causa do desemprego, resultante domaciço investimento tecnológico, ou está jogada no desamparo, ou foi absorvida pelo setor de serviços, uma economia fluida e que não permite a formação de uma consciência de classe. No momento presente, inexistem abordagens racionais e projetos alternativos para as misérias sociais, o que alimenta irracionalismos à solta.

- Contexto Histórico

A globalização é um fenómeno quesurgiu na década de 80, ligado a uma nova vaga de liberalização económica, o neoliberalismo, inaugurada por algumas potências económicas mundiais (nos EUA com Ronald Reagan e no Reino Unido com Margaret Thatcher) e que se impôs por todo o mundo dito “capitalista”. 
Consequentemente, com maior ou menor empenho, todos os países fazem parte do conceito de “aldeia global”. Durante vários séculos,existiu apenas uma forma de globalização ocidental, a globalização europeia.
A situação começou a alterar-se no início do século XX, quando os EUA entraram na cena internacional, passando a liderar as exportações, até à Segunda Guerra Mundial.
Na segunda metade do século XX, os EUA converteram-se numa grande potência hegemónica e a Europa passou a protagonizar duas formas alternativas deglobalização: o capitalismo da Europa Ocidental e o comunismo da Europa Central e Oriental.
A Guerra Fria contribuiu decisivamente para que as rivalidades se extremassem e que as diferenças dos capitalismos (europeu ocidental e norte-americano) não fossem reconhecidas pelos países comunistas ou, sendo-o, fossem desvalorizadas. 
O colapso do comunismo permitiu a afirmação das diferenças e das rivalidades entreos modelos capitalistas europeu e norte-americano. 
Ambos marcaram presença na construção das instituições e nas discussões sobre os modelos de Estado e de capitalismo que tiveram lugar na Rússia e noutros países da Europa Central e Oriental, no início dos anos 90. 
As diferenças entre os dois modelos de capitalismo e, portanto, de globalização são consideráveis. 
O modelo europeu procura...
tracking img