Fisica e quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de preparação para o teste de Física e Química

Leis de Newton
1ª Lei de Newton
"Qualquer corpo permanece no estado de repouso ou de movimento rectilíneo uniforme se a resultante das forças que actuam sobre esse corpo for nula".
Assim, se o corpo estiver em repouso continuará em repouso; se estiver em movimento, continuará o seu movimento em linha recta e com velocidade constante.2ª Lei de Newton
A aceleração adquirida por um corpo é directamente proporcional à intensidade da resultante das forças que actuam sobre o corpo, tem direcção e sentido dessa força resultante e é inversamente proporcional à sua massa.
A segunda lei de Newton também conhecida por Lei Fundamental da Dinâmica pode ser expressa matematicamente por: |  |
Como a massa é expressa em Kg e a aceleração, em m/s2, a unidade SI de força será kg.m/s2, e é chamada de Newton (N).

3ª Lei de Newton
Quando um sistema interactua com outro sistema, exercem-se sempre forças simultâneas que têm:
* a mesma linha de acção;
* a mesma intensidade;
* sentidos opostos.
 No entanto, estas forças estão aplicadas em corpos diferentes, nunca seanulam.
F12 = - F21
 
Diz-se, sempre que se verifique uma interacção, as forças actuam aos pares. As duas forças que interactuam constituem um par ação-reação. É indiferente considerar qualquer delas como acção ou reacção.
 
"Se um corpo exerce uma força sobre outro, este reage e exerce sobre o primeiro uma força de intensidade e direcção iguais, mas sentido oposto"P= m x g

MOVIMENTO E FORÇAS
  Ao olharmos à nossa volta, encontramos inúmeras situações em que pessoas, veículos e animais se movem.
  O movimento é um conceito relativo.
  Considera-se que um corpo está em movimento, apenas quando as posições por ele ocupadas em relação a um determinado referencial (um referencial é um ponto de referência em relação ao(à) qual se descreve o movimento docorpo), variam ao longo do tempo.
  Por exemplo, para um condutor de um automóvel que se desloca por uma estrada, as árvores estão em movimento, movem-se para trás, mas para uma pessoa que está junto à berma, as árvores estão paradas.
  Numa outra situação se o referencial escolhido for um tripulante de um barco, uma bola que o acompanha na descida de um rio, está em repouso. No entanto, seescolhermos como referencial, uma jovem que se encontra junto à margem, a bola está em movimento.
  A posição de um corpo ao movimentar-se num determinado referencial, vai variando ao longo do tempo. À linha imaginária formada pelas sucessivas posições ocupadas por esse corpo chama-se trajectória.
  Por exemplo, uma bola em queda livre descreve uma trajectória rectilínea.
A cadeira de uma rodagigante em movimento descreve uma trajectória curvilínea, que é uma circunferência.

Atrito
Quando empurras um livro sobre uma mesa, tens que exercer uma força sobre o livro, para a frente; o livro em contacto com a mesa resiste ao movimento com uma força igual e oposta.
 
Da mesma forma, quando queres parar a tua bicicleta, bloqueando as rodas com os travões, ela desliza no chão, mas oatrito faz com que ela acabe por parar. 
 
“O Atrito é uma força que se opõe ao movimento, quando uma superfície desliza sobre a outra.”

Distância de Segurança Rodoviária
É a distância mínima que dois veículos devem manter entre si, para que, no caso de uma travagem brusca, não colidam um com o outro, ou seja, é a distância total percorrida por um veículo, desde que o condutor se apercebe doperigo, até ao momento em que a viatura pára completamente.
 
Pode calcular-se da seguinte forma:
 
Distância de segurança = Distância de reação + Distância de travagem
 
Em que:
 Distância de reação = Distância percorrida pelo veículo durante o tempo de reação.

 Tempo de reação = Intervalo de tempo que se inicia no momento em que o condutor se apercebe do perigo e termina no momento em...
tracking img