Fisica e ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNO(A): Silvia MATRICULA:______________
CURSO/ POLO: Física – Palmas DISCIPLINA: Física e Meio Ambiente
PROFESSOR: Salmo M. Sidel
DATA: 15/10/2011

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA


1- Explique o que é força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e fraca.

* A Gravidade é uma força de atração que atua entre absolutamente todas as partículas noUniverso. É sempre atrativa, nunca repulsiva. Esta força junta a matéria, é responsável por cada um de nós ter peso, por maçãs caírem das árvores, por manter a Lua na sua órbita à volta da Terra, por manter os planetas confinados às suas órbitas à volta do Sol, e por agrupar galáxias.

* A força eletromagnética determina as maneiras em que partículas com carga elétrica interatuam umas comas outras, e com campos magnéticos. Esta força pode ser atrativa ou repulsiva. Cargas elétricas com o mesmo sinal (duas positivas ou duas negativas) repelem-se; com sinais diferentes atraem-se.
A força eletromagnética mantém os elétrons [cargas negativas] nas suas orbitais, à volta do núcleo [carga positiva] do átomo. Esta força é responsável pela existência dos átomos.

* A força nuclearforte une protons e neutrons para formar um núcleo atómico e proíbe a repulsão entre protons, carregados positivamente, evitando assim a sua dispersão. A interação nuclear forte entre protons e neutrons acredita-se que seja um vestígio de uma outra força forte básica (que se chama a “força de cor”) que une os quarks em grupos de três para fazer protons e neutrons.
Por causa da força forte uniras partículas nucleares com tanta coesão, dá-se uma libertação de quantidades enormes de energia quando núcleos leves são fundidos (reação de fusão nuclear) ou quando núcleos pesados são desfeitos (reação de fissão nuclear). A interação da força nuclear forte é a fonte básica das quantidades vastas de energia que são libertadas pelas reações nucleares que alimentam as estrelas.
* A forçanuclear fraca causa a degradação radioativa de certos núcleos atómicos.
A força nuclear fraca é responsável por sintetizar elementos químicos diferentes no interior de estrelas e em explosões de supernovas .

2- Diferencie peso de massa.

Massa
A massa é uma grandeza física fundamental. Segundo a mecânica newtoniana, ela dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seumovimento acelerado. Ela também é a origem da força gravitacional, atuante sobre os corpos no Universo.

Mais recentemente, dentro da física moderna, a massa aparece relacionada com a energia, relação formulada por Einstein através da equação E = mc2. 

A massa inercial de um corpo é definida pela Segunda Lei de Newton como uma constante de proporcionalidade entre a força (F) aplicada e aaceleração (a) causada: 
|
Considerando que a força e a aceleração são grandezas vetoriais, isso implica em dizer que a massa é uma grandeza escalar. Então, a massa inercial indica a tendência de aceleração de um corpo para uma dada força.

Chamamos de massa gravitacional a intensidade da força de atração gravitacional gerada por um corpo dotado de massa. Nesse momento, é bom introduzirmos arelação que pode ser deduzida de leis da Mecânica, notando que a força peso que conhecemos depende da massa do corpo, mas não é equivalente a ela conceitualmente.
Peso
O peso é a força gravitacional sofrida por um corpo na vizinhança de um planeta ou de outro corpo celeste de massa significativa. Enquanto força, o peso é uma grandeza vetorial. Portanto, apresenta intensidade, direção e sentido. 
Paracorpos próximos da Terra, por exemplo, a direção é a linha que passa pelo objeto e pelo centro da Terra. O sentido é aquele que aponta para o centro da Terra.
Matematicamente, ele pode ser descrito como o produto entre massa e a aceleração da gravidade local:
|
Unidades
A força (o peso) é medida comumente em quilograma-força (kgf), em newton (N) ou em dina (dyn). Já a massa é medida em...
tracking img