Fisica optica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na Física a óptica é parte em que estudamos a luz. Na óptica estudaremos a reflexão, refração, difração, espelhos, lentes e a óptica física que é o estudo da interação da luz com os objetos.

Estetexto vai nos ajudar a organizar o conteúdo de óptica do Efeito Joule. Para acessar algum dos tópicos basta clicar no título de interesse.

A natureza da luz

Agora descobriremos a natureza da luza partir da teoria eletromagnética proposta por Maxwell.

A partir da quarta equação de Maxwell que apresentamos anteriormente, Maxwell deduziu que uma carga elétrica vibrando produziria um campomagnético ao seu redor. Este campo magnético também seria variável e, desta maneira, induziria um campo elétrico também variável. A repetição deste fenômeno dará como resultado uma onda eletromagnéticase propagando pelo espaço.

A Luz e óptica geométrica

A parte da Física que estuda os fenômenos relacionados à luz é chamada de Óptica. A Óptica Geométrica estuda os fenômenos que são explicadossem se preocupar com a natureza da luz. Para este estudo utilizaremos alguns conceitos básicos e princípios fundamentais que serão apresentados neste texto.

Um dos grandes nomes da Óptica é IsaacNewton, que já conhecemos um pouco quando estudamos as Leis de Newton. Mas, a óptica já interessava o homem a muito mais tempo. Em 1025, Al-Hazen, um estudioso árabe, escreveu que a visão era oresultado dos raios de luz que entravam nos nossos olhos. O que não era tão comum se dizer na época, já que, acreditava-se que os olhos emitiam raios de luz que possibilitavam a visão. Al-Hazen tambémestudou as propriedades das lentes e fez grandes observações nesta área, mas isto estudaremos mais a frente.

A Física dos espelhos

Grande parte dos textos de óptica geométrica que estudaremos aquiterá como foco principal o estudo dos espelhos, por isso é importante, neste ponto, fazermos uma introdução sobre estes objetos fascinantes.

Na física, consideramos um espelho uma superfície muito...
tracking img