Fisica no laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - Mari Aurora FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II – Engenharia Civil.ATIVIDADES PRÁTICAS EM LABORATÓRIO DE FÍSICA. Data: ___/08/2012NOME: ____________________________________________ |

Atividade 1: Campo eletrostático e a adesão do filme de PVC.
Uma película de plástico pode ser usada para cobrir um recipiente de alimento, esticando-se a película sobre o topo dorecipiente e pressionando a película excedente contra as partes laterais do recipiente.
a) O que faz a película aderir nos recipientes de vidro?
R: A força da eletrostática.

b) Esse método funciona para um recipiente metálico? Por quê?
R: Não porque o metal é condutor elétrico e descarrega a energia, e não a mantém.


Atividade 2: Questões práticas.

Verifique, na prática, comauxílio de um canudo de refresco ou argola, a tensão superficial da água após a adição dos produtos:
a) Biodegradáveis:
R:

b) Com adição de cimento ou cal de construção:
R:

Atividade 3: Questões práticas.
Na embalagem do cortador de grama há ma informação que indica “proibido uso de botas de borracha”. Relacione esta informação com os conhecimentos construídos nas aulas deeletrostática.

R: Devido a rotação da náilon o equipamento gera uma força elétrica, utilizando a bota de borracha que é um isolante, o aterramento é nulo. A única forma de aterramento entre o gerador e o local onde a energia poderia dissipar. Desta forma é enorme o perigo de gerar centelha que seria transferido pelo cabo do equipamento a terra.

Atividade 4: Arrepiando o cabelo
Com o aparelho desligadoe com os pés em uma base isolante, encoste as mãos na esfera do gerador e ligue o gerador.
a) O que aconteceu com o cabelo?
R: É atraído pela fonte que gera energia

b) Explique o que proporcionou o efeito, relacionando com a lei de Gauss.
R: A Lei de Gauss relaciona o fluxo do campo elétrico que passa através da superfície. Com a carga elétrica que existe dentro do volume limitadodesta forma o fio de cabelo, comprova o poder das pontas, onde ao se ionizar descarrega através de suas pontas pois os pés estão isolados.

Atividade 5: Força eletrostática (Lei de Coulumb).
a) Coloque uma esfera de isopor no interior de um copinho de cafezinho e este preso com uma fita adesiva na cúpula do gerador Van de Graaff. Ligue o gerador e observe o que ocorre com a esfera.
R: Abolinha de isopor sendo manipulada por um elemento neutro,

b) Se a esfera for de metal, o resultado é o mesmo? Por quê?
R: Não pois o mesmo é condutor.

Atividade 6: Turbina eletrostática.
Fixe o suporte de metal no centro da esfera do gerador, ligue o aparelho e observe.
a) Qual a origem da energia cinética no cata vento?
R: Se encontra no campo elétrico, quando o ar envolta do geradorse ioniza repele as pontas da hélice.

b) Se aumentar a potência do gerador o que ocorre?
R: Se aumentar a potencia do gerador a hélice ira girar mais rápido.

Atividade 7: Globo de plasma
a) Observe o que ocorre com o globo de plasma ao ser ligado. Aproxime as mãos na esfera e observe o que ocorre com os raios.
R: O globo gera um campo eletrostático isolado pela esfera de vidro queé positivo justificao jato da centelha botar em sentido os contrários ao centro porem, a mao esta neutra possibilitando a atração assim como, carregada negativamente proporcionala a mesma reação

b) Coloque o aramado de descargas eletrostáticas na esfera, verifique e descreva o efeito da blindagem eletrostática (Gaiola de Faraday).
R:

Atividade 8: Acendendo uma lâmpada
A lâmpadafluorescente é um tipo de lâmpada criada por Nikola Tesla, introduzida no mercado consumidor em 1938. Ao contrário das lâmpadas de filamento, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor. As lâmpadas fluorescentes funcionam pela ionização dos gases, produz luz visível. Essa ionização ocorre devido a diferença de potencial elétrico entre dois pontos (V =...
tracking img