Sistemas visual humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCIONAL
FACULDADE DE JUNDIAÍ
Engenharia da Computação

Computação Gráfica – ATPS 1



SUMARIO
LISTA DE IMAGENS 3
1 SISTEMA VISUAL HUMANO ......................................................................................4
2. SISTEMA DE CORES RGB e cmyk 6
3. SISTEMAS DE Coordenadas E COORDENADAS HOMOGÊNEAS 7
BIBLIOGRAFIA 10

LISTA DE IMAGENS

Figura 1 –Espectro Visual Humano – Ondas Eletromagnéticas 6
Figura 2 – Sistema de cores RGB e CMYK 7
Figura 3 – Sistemas de Referência 8


1. SISTEMA VISUAL HUMANO
Os seres humanos têm a capacidade de conhecer novas sensações e relembrar antigas através de seus sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão, assim descobrindo tudo o que esta acontecendo ao seu redor, podendo diferenciar cadasensação que esta presenciando ou que ate mesmo já presenciou. Os sentidos dos seres humanos sempre iniciam com um órgão do corpo responsável por receber, captar esta sensação e após percorrer um longo caminho, passando por vários outros órgãos, chega ao cérebro, responsável por perceber e responder qual é esta sensação que esta sendo recebida e sentida. Dentre os cinco sentidos podemos destacar avisão, a qual deve o seu funcionamento ao sistema visual humano que é o responsável por permitir a percepção do mundo, todas as formas, cores e definições de objetos, ao seu redor.
O sistema visual humano inicia-se nos olhos, um órgão sensorial, pelo qual podemos distinguir o que esta acontecendo em nossa volta, que captam as informações externas do ambiente e se expande ate os nervos óticos queencaminham as informações ao cérebro.
Nos olhos as imagens são captadas, sendo essa captação em forma de raios de luz que variam conforme os comprimentos das ondas eletromagnéticas, esta captação das ondas acontece primeiramente na córnea e na lente, onde temos o foco de um determinado ponto que estamos observando, após este foco, os raios de luz passam pela íris e pupila que controlam aquantidade de feixe de luz a serem passados até retina, uma vez que esta é sensível a luz, encontramos fotorreceptores ou células: cones e bastones. Os cones são células responsáveis pela percepção das cores, sendo dividido em três tipos referentes ao tamanho das ondas eletromagnéticas: longo, médio e curto, ou seja, cones vermelhos, cones verdes e cones azuis, e os bastones são células que distinguemtonalidades cinza e responsáveis pela visão noturna, tendo uma capacidade de registrar informações monocromáticas. As células cones e bastones detectam as luzes e as transformam em impulsos nervosos que passam pelos nervos óticos, que fazem a interligação entre os olhos dos seres humanos e o cérebro, e assim atinge o cérebro onde são identificados e processados os feixes de luz captados,diferenciando as cores através dos comprimentos das ondas, formando a imagem captada pelos olhos. Criando assim a percepção, ou seja, os estímulos sensoriais as luzes recebidas.
A percepção visual humana é capaz de definir uma imagem observada por um ser humano, essa percepção pode ocorre de diferentes maneiras conforme a realidade de cada indivíduo. Na percepção visual humana temos o processo final de todoo sistema visual humano, pois através da percepção é que conseguimos definir o formato e cores de um foco de raios de luzes observados pelos olhos. A percepção é diferente para cada ser humano, pois cada um desenvolve sua técnica de percepção a realidade dos raios de luzes observados, quanto maior for a observação a vários tipos de raios eletromagnéticos, desde raios com extremidades opostas oumistura de contrastes dos mesmos, melhor será desenvolvida a percepção visual do individuo. Pois a variação de luzes estimula nosso sistema visual, assim aprimorando e construindo técnicas de representação, ou seja, tradução de imagens ao nosso cérebro. Essas representações de imagens também podem influenciar em uma ilusão de ótica, uma visualização imprópria da imagem, criando objetos que muitas...
tracking img