Firewall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Firewall e Segurança do Windows XP

São Luís-MA
2010

Firewall e Segurança do Windows XP

Trabalho referente a disciplina de informática do professor Israel com o objetivo para a obtenção de nota.

São Luís-MA
2010
Sumario

Capa 01


Contra Capa 02


Introdução 04


Firewall e Segurança do Windows XP 05


Conclusão 07


Bibliografia 08Introdução


Este trabalho vai retratar um pouco sobre dois assuntos que as vezes muitas pessoas não dão muita importância devido à alguns motivos estes assuntos são o firewall que é um dispositivo de rede que tem a função eminente de regular e proteger o computador de ataques nocivospor meio de redes de internet e a segurança do Windows XP que deve ser de grande importância e que muitas pessoas não se preocupam .











































Firewall

Firewall (em português: muro corta-fogo) é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivoaplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.
Os primeiros sistemasfirewall nasceram exclusivamente para suportar segurança no conjunto de protocolos TCP/IP.
O termo inglês firewall faz alusão comparativa da função que este desempenha para evitar o alastramento de acessos nocivos dentro de uma rede de computadores a uma parede corta-fogo (firewall), que evita o alastramento de incêndios pelos cômodos de uma edificação.
Existe na forma de software e hardware, ou nacombinação de ambos (neste caso, normalmente é chamado de "appliance"). A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que autorizam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.
História do Firewall
Os sistemas firewall nasceram no final dos anos 80, fruto da necessidade de criar restrição de acesso entre asredes existentes. Nesta época a expansão das redes acadêmicas e militares, que culminou com a formação da ARPANET e, posteriormente, a Internet e a popularização dos primeiros computadores tornou-se um prato cheio para a incipiente comunidade hacker.
Casos de invasões de redes, de acessos indevidos a sistemas e de fraudes em sistemas de telefonia começaram a surgir, e foram retratados no filmeJogos de Guerra ("War Games"), de 1983. Em 1988, administradores de rede identificaram o que se tornou a primeira grande infestação de vírus de computador e que ficou conhecido como Internet Worm. Em menos de 24 horas, o worm escrito por Robert T. Morris Jr disseminou-se por todos os sistemas da então existente Internet (formado exclusivamente por redes de ensino e governamentais), provocando umverdadeiro "apagão" na rede.
Vantagens e Desvantagens do Firewall
Vantagens
* Pode suprir a deficiência dos modelos tradicionais e mapear todas as transações específicas que acontecem na camada da aplicação Web proprietária;
* Por ser um terminador do tráfego SSL, pode avaliar hipertextos criptografadas (HTTPS) que originalmente passariam despercebidos ou não analisados por firewallstradicionais de rede;
Desvantagens
* Pelo fato de embutir uma grande capacidade de avaliação técnica dos métodos disponibilizados por uma aplicação (Web), este tipo de firewall exige um grande poder computacional—geralmente traduzido para um grande custo de investimento;
* Ao interceptar aplicações Web e suas interações com o cliente (o navegador de Web), pode acabar por provocar alguma...
tracking img