Os 4 p do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IESNA-INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE NOVA ANDRADINA

FANA - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE NOVA ANDRADINA

ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Administração de Pequenas e
Médias EmpresasEstela de Oliveira.

Prof.º Cleverson
4º Ano Administração

Nova Andradina

2009

IESNA-INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE NOVA ANDRADINA

FANA - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE NOVA ANDRADINA

OS 4 P’s DO MARKETINGTrabalho sobre Os 4 P’s do
Marketing Apresentado
á Disciplina de Adminis
tração de Pequenas e MédiasEmpresa da Faculdade de
Administração de Nova
Andradina - IESNA.

Nova Andradina
2009

Introdução

A teoria dos4 P’s pode ser definida como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949, ele afirmava em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor de sua época (James Culliton), que chamava os executivos de liquidificadores, já que a sua função era a dematerializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. Um professor da Universidade de Michigan aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em 4 P’s, a partir daí, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing.

ObjetivoCriada na década de 50, a Teoria dos 4 P's que veremos agora, foi durante todos estes anos, a base do marketing pois, através destas variáveis, se poderia administrar o composto mercadológico de uma empresa.

➢ PRODUTO
➢ PREÇO
➢ PROMOÇÃO
➢ PONTO DE VENDA (Praça ou Canal de Distribuição)
Administrando com parcimônia estes 4 P's, uma empresa poderia ter sucesso na suaempreitada de conquista de mercado. E, a primeira vista, nada mais certo pois, se você tiver o produto certo, com o preço certo, corretamente promovido e distribuído, o que pode dar errado ?
Muita coisa. E é sobre estas muitas coisas iremos falar.
A medida que o mundo evoluiu, os conceitos mudaram e o consumidor começou a se tornar melhor informado e, conseqüentemente, passou a gastar seudinheiro com mais critério. Eu costumo dizer que o marketing se baseava na ignorância dos clientes, e como era bom!!!
Bastava dizer que o nosso sabão em pó tem nova formulação e a clientela se mandava para o Ponto de Venda para comprar esta nova maravilha.
Assim, os grandes nomes do Marketing, incluindo-se nessa relação Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram ateoria original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. Ele define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.

UTILIDADE NO LUGAR DE PRODUTO
 
A coisa é simples. Quando você tem um produto, você idealizou uma coisa que você quer que alguém compre. E você vai fazer todo o esforço possível e...
tracking img