Fique esperto com a herpes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tente perceber o que não está de acordo com as regras da norma padrão da língua nos textos a seguir:

“FIQUE ESPERTO COM A HERPES
Não há dúvidas de que a camisinha é a melhor forma de prevençãocontra doenças sexualmente transmissível. O problema é que ela não garante proteção total, principalmente se falarmos de doenças como a herpes. A descoberta foi feita num estudo americano queavaliou 5.384 pessoas.
- O uso regular da camisinha é um dos principais hábitos que uma pessoa pode ter - afirma a coordenadora da pesquisa Emily T. Martin, lembrando que a camisinha é eficaz naprevenção de doenças como o HIV, a clamídia e a gonorreia, mas não é capaz de evitar o contágio de outras doenças, entre elas a herpes. (...)”
(Texto adaptado do jornal Expresso de julho de 2009)Em primeiro lugar procurei entender exatamente o que o exercicio me pedia. Deveria analisar o texto de conformidade com a norma padrão. E o que é a norma padrão? É a denominação dada à variedadelinguística dos membros da classe social de maior prestígio de uma comunidade. Em outras palavras seria o uso correto da língua. A partir daí comecei a analisar o texto.
Inicialmente me chamou aatenção o fato da palavra herpes estar antecedida de um artigo indicando ser a palavra um substantivo feminino. Pelo que que sei a forma correta é “o herpes”. Trata-se de uma palavra que veio dogrego onde pertencia ao gênero masculino, que se manteve até à atualidade. Além do mais herpes é um vírus. Logo a forma correta será “FIQUE ESPERTO COM O HERPES”.
“...doenças sexualmentetransmissível.” Concordância verbal com “doenças” não pode ser “transmissível” e sim “transmissíveis”, pois “doenças” está no plural e “transmissível” refere-se a doenças e não a sexualmente.
“...aherpes”. O correto é o herpes, pois a palavra herpes é substantivo masculino.
“.....a herpes”. O correto é o herpes, pois a palavra herpes é substantivo masculino.
O texto correto fica então...
tracking img