Financiamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar o que são financiamentos, o que contém um financiamento, quais instituições concedem, e quais as suas finalidades, mostrando suas vantagens e desvantagens e comparando cada tipo, para que tanto a pessoa física como a pessoa jurídica possa identificar a melhor opção de acordo com o seu perfil.

2. FINANCIAMENTO: CONCEITO ECLASSIFICAÇÃO

Financiamento é uma modalidade de operação financeira em que uma instituição, financeira ou não, que oferece recursos a uma pessoa física ou jurídica, no caso da pessoa física adquirir bens e no caso da jurídica esses recursos são para capital de giro, ativos circulantes temporários ou permanentes.

3. ELEMENTOS DO FINANCIAMENTO

Cédula de credito bancário: documento que é apromessa de pagamento do valor total da operação (capital + despesas e encargos) pelo mutuário.
Mutuário: devedor, aquele que recebe o bem financiado.
Alienação fiduciária: O bem financiado e oferecido em garantia da operação contratada
Juros: é o valor cobrado em função da remuneração do dinheiro disponibilizado
CET (Custo Efetivo Total): é o custo total da operação incluindo juros, capital,seguros, tarifas e tributos. É o percentual dos custos que pode ser expressa em meses ou ano.
Prestação: é o valor que se tem que pagar periodicamente (mensal, trimestral, anual, etc) que possui os juros e o valor amortizado.
Capital: é a representação do valor financiado
Amortização: é o valor inserido na prestação que faz diminuir (amortizar) o capital da operação.
IOF: incide sobre asoperações de financiamento; no caso do financiamento imobiliário residencial ele incide somente sobre o valor do seguro.
Seguro prestamista: o objetivo dele é garantir o pagamento da divida que foi contraída na forma de empréstimo ou financiamento, caso o segurado sofre algum dos eventos previstos em contrato como morte, invalides ou perda de renda. Ele é obrigatório para financiamento imobiliário,onde o segurado está coberto por morte, invalidez permanente e danos físicos no imóvel.
SAC: sistema de financiamento em que o valor das prestações decresce com o passar do tempo.
PRICE: sistema de pagamento onde as prestações permanecem as mesmas até o final, o saldo e a prestação são corrigidos mensalmente pelo TR, pelos bancos privados e anualmente pela Caixa.

4. TIPOS DE FINANCIAMENTOOs financiamentos são obtidos através de:
Bancos privados e públicos
Sociedades de credito, financiamento e investimento.
Fundos especiais de instituições públicas, através de recursos captados no exterior, debêntures e recursos próprios.
Duplicatas: são títulos iguais em valor e outras características, que são copias de faturas emitidas pela empresa. Quando ela vende a prazo é necessárioespera até a data de vencimento para receber, porem se tiver a necessidade do recurso em suas operações, ela pode descontar essas duplicatas em um banco comercial, assim ele recebe um empréstimo cujo prazo vai do momento em que ela recebe o empréstimo até a data de vencimento da fatura.
Empréstimo bancário em conta corrente: é denominado linha de credito ou adiantamento em conta corrente. É umcompromisso na qual o banco concede á empresa credito um uma conta corrente que pode ser movimentada á vista. Nas duplicatas os recursos são entregues integralmente, neste empréstimo os fundos são obtidos pela empresa gradativamente de acordo com suas necessidades e a disponibilidade no saldo de sua conta.
Credito Direto ao Consumidor: é um financiamento que não se destina aos recursos da empresa,mas sim ao comprador final do produto. O comprado assina um contrato de financiamento com uma sociedade de credito, financiamento e investimento (financeira), que paga o valor da compra á empresas vendedora. Com alienação fiduciária do produto a financeira até o pagamento da ultima prestação pelo comprador. Ela serve para facilitar o comprador na aquisição de um bem durável (automóvel ou...
tracking img