Financiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A) Financiamento Directo e Indirecto.
Podemos entender como financiamento indirecto, uma actividade de canalização das poupanças dos agentes excedentários, através por exemplo da captação dedepósitos ou outros produtos bancários, para os excedentes deficitários, através por exemplo da concessão de crédito.
Por outro lado, o financiamento directo ocorre quando há uma captação directa de fundospor parte das empresas junto dos aforradores, através da emissão de produtos financeiros ( por exemplo, acções e obrigações) que constituem alternativas ao crédito.

B) Mercado Primário eSecundário.
As empresas, tendo em conta os seus projectos de investimento, têm necessidade de recorrer a fundos, de capitais alheios ou próprios, em termos de médio e longo prazo, ou mesmo de curto prazo.Quando este tipo de recurso de capitais alheios ou próprios é titulado, origina uma emissão de títulos. Sendo assim podemos entender o mercado primário como o mercado onde se criam os produtos financeirose a sua subsequente colocação/distribuição junto dos investidores.
Por outro lado, é o mercado secundário que possibilita a liquidez, que permite a transacção, compra e venda, dos valoresmobiliários já emitidos.

C)
Como sabemos, os mercados financeiros podem ser classificados segundo vários critérios, em função das características essências que evidenciam.
Se tivermos em atenção amaturidade original do contrato financeiro transaccionado. Faz-se a distinção entre mercado monetário e mercado de capital.
Os instrumentos transaccionados no mercado monetário são os títulos de divida cujoprazo original é, em geral, inferior a 1 ano. É então neste mercado, que são captados, investidos e transaccionados fundos de curto prazo.
Por outro lado no mercado de capital os fundos de longoprazo são captados, investidos e transaccionados. Os instrumentos financeiros utilizados são os títulos de participação, e os títulos de divida, onde o prazo em geral é igual ou superior a 1 ano....
tracking img