Financiamentos

Páginas: 4 (873 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2013
Politicas de Financiamento

De uma forma simples é possível definir a política de financiamento como sendo o conjunto de decisões que tem em vista a obtenção dos capitais necessários ao crescimentoe gestão da empresa. Na perspectiva do balanço, estas decisões resultam em alterações na composição e extensão dos empréstimos obtidos e do capital próprio da empresa.

Quanto à origem dos capitaisé comum distinguir-se entre interno e externo. O financiamento interno (autofinanciamento) corresponde à retenção pelas próprias empresas dos resultados por elas gerados, (os resultados líquidosretidos), acrescidos da dotação anual para amortizações e da variação de provisões.

O financiamento externo, refere-se aos fundos obtidos juntos dos sócios actuais ou fundos futuros (em capitaispróprios) e os que resultam do recurso a credores (empréstimos). No caso dos capitais alheios (empréstimos) a empresa assume a obrigação do seu reembolso num prazo pé determinado e obriga-se a pagar o custoda utilização (Juros) destes capitais, ao passo que os capitais próprios são, em principio reembolsados apenas no caso de falência e na medida em que o património disponível na altura o permita.

Asdecisões de financiamento estão inteiramente ligadas às decisões de investimento.

Fontes de financiamento no Curto Prazo

Crédito de fornecedores;
Financiamento bancário a curto prazo;
Papelcomercial;
Factoring

Contas correntes caucionadas;

Descoberto bancário;

Letras;

Livranças;

O Hot Money é também uma fonte de financiamento a curtíssimo prazo que poderá ser utilizadopelas empresas. A principal finalidade dos empréstimos Hot Money é disponibilizar fundos há muito curto prazo, até um mês, a taxas directamente ligadas à evolução das taxas interbancárias de curtoprazo, que permitem fazer face a necessidades pontuais de tesouraria dos Clientes. Trata-se pois de empréstimos de muito curto prazo, envolvendo montantes elevados, disponibilizados integralmente. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Financiamento
  • Financiamento
  • financiamento
  • financiamento
  • Financiamentos
  • Financiamentos
  • Financiamento
  • Financiamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!