Filosofos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado a obra e principais ideias dos pensadores que contribuíram, à sua maneira, para o enriquecimento cultural e filosófico da humanidade. 

Será mostrado as mudanças ocorridas no pensamento humano e suas principais causas que levaram à origem da filosofia, com os pensadores, como Sócrates, Platão e Aristóteles.

 

DESENVOLVIMENTOPLATÃO

[pic]

Platão, autor de vasta obra filosófica, filósofo clássico, nasceu em Atenas, filho de pais aristocráticos e abastados, com temperamento artístico e dialético, preocupou-se com o conhecimento das verdades que determinam a realidade. Exerceu grande influência no desenvolvimento da filosofia. Interessou-se pela política e pela filosofia política. chegou a ser preso,dedicou-se ao ensino religioso e à redação de suas obras, até que a morte o libertou, aos 80 anos de idade. Ele acreditava em normas e regras eternas. Se interessava tanto pelo que é eterno na natureza quanto na sociedade.

Desenvolveu a Teoria das Ideias, que diz respeito a realidade e ao conhecimento. Para ele o homem tem permanente contato com dois tipos de realidade: os inteligíveis e ossensíveis. Sendo os inteligíveis as realidades, permanentes, concretas, imutáveis, iguais a si mesma, e os sensíveis, são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis, imagens das realidades inteligíveis.

Baseado nas suas duas realidades, Platão acreditava que nosso corpo pertencia ao mundo dos sentidos e que nossa alma é imortal, governada pela razão. Paraele, a alma é anterior ao corpo e antes de aprisionar ao corpo, pertenceu ao mundo das ideias. Definia a alma no nível inferior, como alma concupiscente, sensível, morada dos desejos e das paixões, tinha como virtude a moderação. Em seguida, a alma irascível, que impele à ação e ao valor, está associada a vontade, dando ao homem ânimo para enfrentar os conflitos, sua virtude é a força. E sobretodas elas, está a alma racional, a superior, destinada ao conhecimento das ideias e tem como principal virtude a sabedoria.

Sua filosofia era pautada no amor da sabedoria, com o sentido de encaminhar o homem para o mundo das realidades, tirando-o do mundo das aparências, das sombras, acendendo as ideias através da razão.

Na sua obra “A República”, expõe suas ideias filosóficas,estéticas, políticas e jurídicas e sugere um Estado composto por três modos: os governantes filósofos, sábios, sob o predomínio da alma racional; os guerreiros guardiães, dedicavam-se à defesa, manutenção da ordem, tarefas militares e de policiamento, regidos pela alma irascível e a classe inferior dos produtores, regidos pela alma sensível, concupiscente, dedicavam-se às atividades econômicas,produção de bens e ao comércio. A finalidade do Estado era a de educar os cidadãos na respectiva virtude, assegurando deste modo a sua felicidade.

Algumas frases de Platão

- Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa.

- Uma vida não questionada não merece ser vivida.

- Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.SÓCRATES

[pic]



Sócrates, filósofo grego clássico, nasceu por volta de 470 a.C. e morreu por volta de 400 a.C. em Atenas, seu aluno mais famoso foi Platão, que transmitiu os ensinamentos recebidos em seus escritos dialéticos. Filho de uma parteira e um homem bem relacionado.

De aparência física não tão bela, dotado de grande senso de humor, estudioso, lutou na guerra doPeloponeso, casou-se e teve três filhos.

Conhecemos seus pensamentos e idéias através das obras de Platão, Xenofontes e Aristófanes, pois Sócrates não deixou escritos. Fundador da filosofia moral, tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga, iniciando seus estudos e pensamentos sobre a essência da natureza da alma humana. Seus pensamentos eram pautados na compreensão dos...
tracking img