Filosofos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão da Qualidade

TEXTO REFERENTE AOS FILOSÓFOS DA QUALIDADE


1- Os Filósofos da Qualidade

Com base nos conhecimentos atuais a cerca da qualidade, temos que ressaltar que este se deu ao longo do tempo e a filosofia que orienta as inúmeras táticas da qualidade está baseada em alguns estudiosos que através de sua grandiosa contribuição chegaram a atingir o status de “gurus daqualidade”. Aqui iremos abordar alguns conceitos e as principais contribuições que Deming, Juran, Crosby e Ishikawa deram ao ramo da qualidade.

1.1- Edwards Deming

Deming teve seu enfoque principal voltado ao controle do processo através de métodos estatísticos, foi o principal inspirador da JUSE (Japan Union of Scientists and Engineers) a aplicar os métodos estatísticos em larga escalana indústria japonesa.
Algumas afirmações de Deming enfatizam bem sua ideologia centrada nos dados estatísticos, tais como:

* "O fato é que a teoria estatística tem mudado os hábitos em quase todas as coisas que o homem faz" (1955);

* "O propósito aqui é chamar a atenção dos especialistas em leis, tráfego, gerenciamento, administração e pesquisa de alguns pontos negligenciados arespeito da maneira na qual os métodos estatísticos são usados em muitas áreas" (1960);

* "Qualidade pode ser a tarefa de qualquer um em uma empresa, mas ninguém pode tomar parte eficientemente em um programa para a qualidade sem regras para ações, que não sejam baseadas na aplicação de técnicas estatísticas" (1971).

1.1.1- Os Quatorze (14) pontos de Deming para Melhoria daQualidade

Deming, ao longo da vida, traçou seus planos e estratégias com relação à qualidade através de quatorze pontos (que seriam os passos ou etapas a serem seguidas, para obtenção da qualidade), são eles:
1) Afirmou que deveria criar uma constância de propósitos para melhora do produto ou serviço;
- Esta etapa ficaria então dividida em algumas obrigações, que seriam: A inovação, aalocação de recursos para pesquisa e formação, melhorar constantemente o projeto do produto e/ ou serviço e por ultimo considerar o consumidor o elo mais importante da linha de produção.

2) Adotar a nova filosofia;
- Para Deming, há uma nova era na administração, na qual não tolerava níveis de erro, falhas ou métodos antiquados, dentre outros;
3) Cessar a dependência da inspeção em massa(havendo assim, uma conscientização do impacto da qualidade à organização);
4) Acabar com a prática de comprar apenas com base no preço (começando assim a garantir o nível de qualidade);
5) Encontrar os problemas do sistema para uma constante melhoria;
6) Instituir o treinamento;
7) Utilizar modernos métodos de liderança;
8) Afastar o medo;
9) Romper as barreiras entreos diversos setores da empresa;
10) Eliminar “Slogans”, exortações e metas;
11) Eliminar as quotas numéricas para a mão de obra;
12) Remover as barreiras que privam pessoas do justo orgulho pelo trabalho bem executado;
13) Estimular a formação e o auto aprimoramento de todos;
14) Tomar iniciativa para realizar a transformação.

1.1.2- O Ciclo PDCA

Além daprodução dos quatorze princípios para obter a qualidade, Deming foi o principal responsável pela popularização do ciclo PDCA (do inglês: Plan, Do, Check, Action, em português: planejar, fazer, checar e agir), que foi desenvolvido por Walter Shewart. Assim, este método consiste em um processo de desenvolvimento de melhorias contínuas que é representado por um círculo, analogamente separado emquadrantes, onde cada quadrante representa uma atividade gerencial para a busca de melhorias. O primeiro quadrante representa a atividade de planejar (Plan). O segundo a atividade de Fazer (Do); enquanto o terceiro significa verificar (Check) e o quarto representa a ação na correção de eventuais distorções (action). Conforme figura 1:

Figura 1: Retirada de: HEGEDUS, C. E. Os gurus da qualidade...
tracking img