Hippies

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é a discussão sobre um grupo que atualmente vem sendo tratado como marginais e contraventores. Os chamados Hippies surgiram em um movimento nos anos 60 e parte de seus costumes ainda são vistos em artesãos.
Nos anos 60, muitos jovens passaram a contestar a ordem estabelecida na época (capitalismo), colocaram em causa os valores tradicionais descartandoassim o consumo. Esse movimento de contestação se iniciou nos EUA, impulsionados por músicos e artistas em geral e ficaram conhecidos como hippies. Como grupo, os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas ou de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais. Além disso, usavam barbas e cabelos compridos, indo contra os padrões de estética da época, sendoconsiderados anti-higiênicos.
Nos dias de hoje, artesãos são considerados os hippies dos anos 2000. Muitos não ficam contentes com essa assimilação, pois ela trás a ideia do uso de drogas e de “sexo livre”. Por isso muitas vezes sofrem o preconceito da sociedade. Neste trabalho, exploraremos a idéia: “Hippies: Artesãos ou contraventores?”.

DESENVOLVIMENTO
I – REVISÃO DE LITERATURA

Adiscussão acerca dos hippies na sociedade foi retomada após a prefeitura de Belo Horizonte expulsar os cidadãos da Savassi de forma injusta, apreendendo não só o artesanato como também os bens matérias. Para entendermos melhor sobre o assunto apresentaremos a origem dos hippies.
O movimento contracultura surgiu nos Estados Unidos, na década de 60 e 70, teve início quando jovens da alta sociedade eescolarizados recusaram o estilo tradicional, as injustiças e a sociedade desigual. Adotaram o estilo nômade e comunitário de viver, contestavam o nacionalismo e o capitalismo.
Constituíam um movimento por direitos civis, igualdade e antimilitarismo, justamente por esse motivo protestavam contra a Guerra do Vietnã. O lema dos hippies era “Paz e Amor”, utilizavam a arte para se expressarem. Tambémapreciavam a "filosofia oriental", o que significava que possuem influencia da religião hindu misturada com doutrina da "não violência" de Ghandi.
Ganharam dimensão universal no festival história em Nova Iorque, o “Woodstock”, em 1969, que contou com a participação de diversos artistas e estilos musicais, como o folk, o rock’n’roll e o blues. O movimento contestando a cultura dominante se expandiu,não permitindo que a sociedade os ignorasse.
Atualmente acredita-se que os herdeiros do movimento hippie, ou também chamados de Neo-hippies, são menos radicais. Porém ainda buscam pela ascensão na carreira e bens de consumo, são contra a hierarquia e regras do mercado de trabalho formal. Vivendo de modo alternativo, vivendo da própria arte com instrumentos simples e acompanhador do excesso debebida, fumo e de alucinógenos.
Muitos destes “hippies” chegam a negar que fazem parte de um movimento hippie. A grade maioria se considera artesões, pois afirmam que os hippies da década de 60 eram de classe média alta enquanto os artesãos vivem de sua arte. Eles apenas se espelham em parte desta cultura dos anos 60.
Atualmente, esse grupo de “hippies” é divido em quatro categorias. Os‘micróbios’, que normalmente vivem nas ruas e fazem o uso de drogas constantemente. Os ‘artesãos’ que possuem família e moradia fixa, mas vivem de sua arte. Os ‘malucos’, que têm casa e vivem de sua arte, mas fazem uso de droga esporadicamente. E por ultimo o ‘BR’, que viaja o mundo pedindo carona.

Artesãos ou Contraventores?
Em muitas regiões do Brasil, “hippies” são vistos comercializando sua arte em locaispúblicos. Assim, entram em constantes conflitos com os policiais e fiscalizadores que apreendem seus trabalhos artesanais, confiscam ferramentas, matérias primas e outros bens pessoais.
Muitas vezes, são generalizados como um grupo de “hippies” que usa a venda de sua arte para camuflar a de drogas. Essa descriminação nem sempre está correta.
Estes artesãos são vistos por parte da...
tracking img