Filosofia02

8444 palavras 34 páginas
Filosofia e Ética
Prof. Dr. João Augusto de Mattar Neto
História da Filosofia

Filosofia e Ética
Objetivos da Unidade
• Apresentar alguns dos principais conceitos, autores e movimentos da História da
Filosofia.

1. Para Refletir
No Teeteto, Sócrates conta uma história sobre o filósofo pré-socrático Tales de Mileto, que caiu em um buraco enquanto observava as estrelas. Um atraente serva zombou então dele, por ser tão ansioso para saber o que estava acontecendo no céu, enquanto não conseguia ver o que estava aos seus pés. Sócrates em seguida analisa a história:
“Quem dá a sua vida à filosofia está aberto a esse tipo de escárnio. É verdade que ele não sabe o que o seu vizinho está fazendo; mal sabe, na verdade, inclusive se a criatura é um homem. Ele gasta toda sua energia na questão ‘o que é o homem?’, e que poderes e propriedades distinguem essa natureza das outras.”
PLATO, 1989, p. 879
Há outra história sobre Tales de Mileto, contada por Aristóteles, que de alguma forma contradiz aquela contada por Platão:
“Há uma anedota de Tales de Mileto e seu regime financeiro, que envolve um princípio de aplicação universal, mas é atribuída a ele por conta de sua reputação de sabedoria.
Ele foi repreendido por sua pobreza, que deveria mostrar que a filosofia não tinha utilidade. Segundo a história, ele sabia, por seu conhecimento em relação às estrelas, enquanto era inverno, que haveria uma grande colheita de azeitonas no ano seguinte; assim, tendo um pouco de dinheiro, ele fez depósitos para a utilização de todas as prensas de azeitona em Chios e Mileto, que contratou a preços baixos devido à ausência de um lance contrário a ele.
2

Filosofia e Ética/ História da Filosofia

Universidade Anhembi Morumbi

Quando chegou o tempo da colheita, e muitas eram desejadas de uma vez e de repente, ele deixou-as ir pela quantia que desejasse, e acumulou uma quantidade de dinheiro. Assim, ele mostrou ao mundo que os filósofos podem tranquilamente ficar ricos se quiserem, mas suas

Relacionados