Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolva, em no máximo duas páginas, as diferenças entre atitude crítica e opinião, assim como a sua relação com a filosofia.

Partindo-se do principio que a atitude critica pode ser consideradauma analise sobre determinado assunto, enquanto o pensamento crítico se da pela capacidade de defesa das opiniões próprias com argumentos embasados, claros e rigorosos, logo do momento em que oindividuo esclarece para si mesmo e analisa determinado ponto ele possui uma atitude critica, quando esse se opõe a realidade pode ser considerado pela filosofia de Parmênides como opiniao,ou seja uma idéiaque nao esteja totalmente esclarecida.
Hoje em dia muitos entendem o ato de criticar como algo negativo, onde um indivíduo fala “mal” a respeito de outro ou acusa algum erro, porem no sentidoliteral e filosofico da palavra critica, é diferente do usual, criticar se expressa pelo sentido de avaliar e examinar determinado assunto de forma detalhada e racional, seja essa realizada por umespecialista ou nao.
Lendo o texto "O que é Filosofia?" pude compreender que os conceitos filosóficos nunca conseguirem ser totalmente desvendados e se tornarem claros para aqueles que estudaram efilosofaram durante anos, se tornando talvez opiniões dos filósofos,
Podemos distinguir duas vertentes nas formas que o pensamento e ações humanas podem se relacionar com o conhecimento e o mundo a nossavolta de consciência e atitude. De um lado a atitude costumeira a qual é caracterizada pela aceitação quase irrestrita do saber do cotidiano. É o saber do sujeito comum, conformado e passivo. Enquanto aoutra vertente é caracterizada pela busca perpétua por um saber mais elaborado e preciso.
Enquanto filósofos apresentam seus pontos de vista e filosofam sobre determinado assunto com exatidão edeterminação, vemos Sócrates com o refrão “só sei que nada sei” demonstrando o reconhecimento de sua ignorância e humildade, e que o anseio pelo conhecimento e pelo estudo não pode parar, pois ninguém...
tracking img