Ascaris lumbricoides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ascaris lumbricoides

1- Qual a morfologia do macho e da fêmea?

O macho mede por volta de 20 a 30 cm de comprimento. Apresenta cor leitosa. Boca trilabiada. À boca segue-se o esôfagomusculoso e, depois, o intestino retilíneo. O reto é encontrado próximo à extremidade posterior. Apresenta um testículo filiforme e enovelado, no qual se diferencia em canal deferente que se continua pelocanal ejaculador, que se abre na cloaca. Apresenta ai dois espículos iguais que funcionam como órgãos acessórios da cópula e ausência de gorbernáculo. Possui cauda curva que apresenta numerosaspapilas pré-cloacais e algumas pós-cloacais.

A fêmea mede cerca de 30 a 40 cm e é mais robusta que o macho. A cor, a boca e o aparelho digestivo são semelhantes ao do macho. Apresenta dois ováriosfiliformes e enovelados que se continuam como ovidutos que, por sua vez, se diferenciam em úteros que vão se unir em uma única vagina, que se exterioriza pela vulva, localizando no terço anterior doparasito. A extremidade posterior da fêmea é retilínea.

2- Como é o ciclo de vida do Ascaris lumbricoides?

A transmissão é fecal-oral. A forma infectante para o homem é a L3 dentro do ovo. Aingestão de água ou alimentos (frutas e verduras) contaminados pode introduzir ovos da Ascaris lumbricoides no tubo digestório humano. No intestino delgado, cada ovo se rompe e libera uma larva. Cadalarva penetra no revestimento intestinal e cai na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofre algumas mudanças de cutícula e aumenta de tamanho. Permanece nos alvéolos pulmonarespodendo causar sintomas semelhantes ao de pneumonia. Ao abandonar os alvéolos passam para os brônquios, traqueia, laringe (onde provocam tosse com o movimento que executam) e faringe. Em seguida, sãodeglutidas e atingem o intestino delgado, onde crescem e se transformam em vermes adultos.
Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos. Cerca de 15.000 por dia. Todo esse ciclo que...
tracking img