Ascaris lumbricoides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ascaris Lumbricoides

Por: Marcela Dohms UFPR
 TIPOS
Ascaris lumbricoides
Ascaris suum - porco
Toxocara canis
Neoascaris vitollarum
Parascaris equorum
MORFOLOGIA
MACHO: 20 a 30 cm.Extremidade posterior enovelada ventralmente.
FÊMEA: 30 a 40 cm. Extremidade posterior retilínea.
Os dois têm coloração branca e levemente rosada, pois se alimentam de sangue.
Lançam projeções da hipodermena camada muscular, chamadas de campos.
Tipos: polimiário - quando há muitas células musculares entre os campos - Ascaris
meromiário - poucas células musculares entre os campos - Enterobiusholomiário - Trichuris trichiura
Ocorre principalmente em climas tropicais e subtropicais. São cosmopolitas. Preferem solos arginosos úmidos e aerosos. São geo-helmintos, ou seja, helmintos que tem HI, mascuja maturação de ovos ou larvas se faz no solo.
HABITAT
Intestino delgado, principalmente jejuno e íleo.Machos e fêmeas vivem juntos. Podem ficar presos à mucosa, devido aos fortes lábios, oumigrarem pela luz intestinal.
CICLO BIOLÓGICO
Tipo monoxênico
Os ovos vão para o exterior junto com as fezes. Em condições favoráveis, como umidade, oxigenação e temperatura adequada, os ovos tornam-seembrionados em alguns dias. Há multiplicação das células germinativas, formando a promeira larva (L1). Depois vira a larva rabditóide (L2), que é a forma infectante e que é ingerida na águacontaminada, por artrópodes, pássaros., poeira, ... No estômago, a casca é amolecida, vai para o intestino e é libertada no ceco. Penetra na parede intestinal, cai na circulação, vai para o fígado, coração, a.pulmonar e pulmão. Nos capilares pulmonares sofre metamorfose , muda de tamanho e L2 vira L3. L3 rompe os capilares e cai nos alvéolos, sofrendo outra metamorfose e se transformando em L4, de 1,5 mm.L4 então sobe a árvore brônquica e pode ser eliminada junto com o catarro ou engolida e ir para o estômago. Depois vai para o intestino e no jejuno-íleo se transforma em L5, já adultos jovens....
tracking img