Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

EM QUE MEDIDA PODERÍAMOS DIZER QUE EXISTEM HOJE, PESSOAS QUE VIVEM DE MODO ANTIGO, MODO MEDIEVAL OUDE MODO MODERNO?

SETEMBRO – 2011
MANAUS – AM
FRANCIS BRINGHENTI GUILHERME - 21109671

EM QUE MEDIDA PODERÍAMOS DIZER QUE EXISTEM HOJE, PESSOAS QUE VIVEM DE MODO ANTIGO, MODO MEDIEVAL OU DE MODOMODERNO?

SETEMBRO – 2011
MANAUS – AM
Na filosofia antiga encontramos uma ideia de fraternidade universal que nasce antes do cristianismo, mas com objetivo político, onde o pensamento é:se todos são iguais, todos estarão submetidos da mesma forma a lei do império. Com o surgimento do cristianismo, surge uma fraternidade com outro sentido, onde todos são filhos do mesmo Deus, e osseres humanos são irmãos e estão submetidos aos mandamentos de Deus, e não somente ao imperador.
O conceito de lei natural também surge nesse período, não só para os cristãos, mas para osmodernos, mostrando que é possível seguir a lei natural e obter a salvação eterna quando alguém não fosse formalmente um cristão.
Existiam duas linhas de crença, as dos orientais que acreditavam que ocorpo e a alma eram um só, e a visão dualista grega, que separa o corpo da alma, como s pensa até hoje entre nós. Porém, ambas eram considerados cristãos.
A Filosofia medieval durou cerca de milanos, nela predomina a Igreja Católica, neste momento também são criadas as primeiras universidades, onde o curso principal era a Teologia, sendo a Filosofia uma escrava da Teologia. Neste períodopodemos destacar a estreita relação entre Filosofia e Teologia, a conciliação entre a razão e a fé.
A Idade Média introduz a ideia que o mundo não é eterno, mas tem início, com a criação por partede um Deus. Assim, os seres humanos passam a ser vistos como criaturas, como filhos de Deus e que só poderiam alcançar a felicidade se cumprissem a vontade divina. A verdade é revelada por Deus e não...
tracking img