Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


| | |
|[pic] |Avaliação a Distância |




Disciplina: Filosofia
Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Professor: FLÁVIO ALEXANDRE HOBOLD
Nome do aluno: FRANKLIN JOSÉ DA COSTAALVES
Data: 27/02/2013


Orientações:
▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).


















1) Leia com atenção o trecho abaixo:
"[...] Talesconsiderava a água como arkhé, no sentido peripatético de substrato permanente. Contudo, Tales podia efetivamente ter reconhecido que, sendo a água essencial para a subsistência das plantas e da vida animal [...] ele permanece ainda como constituinte básico das coisas. Embora estas ideias fossem profundamente afetadas, direta ou indiretamente, por precedentes mitológicos, o que é certo é que Talesabandonou as formulações míticas; isto, pó si só, justifica a afirmação de ter sido o primeiro filósofo, por muito ingênuo que fosse ainda seu modo de pensar.". (KIRK; RAVEN; SCHOFIELD, 1994, p. 96-97)
Fonte: KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os filósofos pré-socráticos: história crítica com seleção de textos. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
Com base no exposto sobre Tales,exponha um argumento favorável a Tales como primeiro filósofo. (10 a 15 linhas)
(Peso: 3 pontos)

Tales de mileto é considerado o primeiro filósofo da história devido a grandes contribuições e descobertas. Com sua forma de pensar, abandona o mito para tentar explicar a realidade no mundo através da razão e consegue convencer grande parte da sociedade naquela época, incentivando-os a buscaremconhecimentos baseados na razão.
Com uma de suas primeiras teorias de que o mundo teria evoluído da água por processos naturais, ele já abria caminho para novos estudiosos como Charles Darwin, o qual baseou-se um pouco em sua teoria, além de hoje ela ser aceita como uma das hipóteses de princípio de criação para a ciência.Ainda que seus seguidores discordassem quanto à água como substânciaprimordial, concordavam com ele em relação à existência de um único princípio. Tales também foi o pioneiro em compreender o eclipse solar, fundou a Escola Jônica, foi um grande matemático, entre outras descobertas as quais se tornaram essenciais até hoje.
Se Tales é considerado o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constituiuo ideal filosófico mas impulsionou o seu desenvolvimento.

Referências: http:// www.conciência.org/antiga/presocr.shtml

http://www.ime.usp.br/~rudini/filos.jonicos.htm


2) Leia com atenção o dito abaixo:
"Sócrates - A minha arte obstétrica tem atribuições iguais às das parteiras, com a diferença de eu não partejar mulher, porém homens, e de acompanhar as almas, não os corpos, emseu trabalho de parto. Porém a grande superioridade da minha arte consiste na faculdade de conhecer de pronto se o que a alma dos jovens está na iminência de conceber é alguma quimera e falsidade ou fruto legítimo e verdadeiro. Neste particular, sou igualzinho às parteiras: estéril em matéria de sabedoria, tendo grande fundo de verdade a censura que muitos me assacam, de só interrogar os outros, semnunca apresentar opinião pessoal sobre nenhum assunto, por carecer, justamente, de sabedoria.". (PLATÂO, 2001, p. 10)
Fonte: PLATÃO. Teeteto. 2001. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2012.
Com base no exposto por Sócrates e em sua respectiva teoria sobre como ocorre o conhecimento, exponha um argumento que defenda o procedimento socrático de 'interrogar' como adequado ao filosofar. (10 a 15...
tracking img