Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 ELETROMAGNETISMO – DEFINIÇÃO GERAL 4
2 HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO 5
3 ONDAS ELETROMAGNÉTICAS 6
4 FORÇA ELETROMAGNÉTICA 7
5 ELETROMAGNETISMO CLÁSSICO 7
6 CORRENTES ELÉTRICAS - CONCEITO 8
7 TIPOS DE CORRENTES ELÉTRICAS 9
7.1 CORRENTE CONTÍNUA 10
7.2 CORRENTE ALTERNADA 10
8 SENTIDO DA CORRENTE 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13INTRODUÇÃO

No estudo da Física, o eletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético.
O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma forçaeletromagnética quando associada a ímãs.
A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido falar em umaúnica entidade chamada campo eletromagnético.
Ao se estudarem situações onde as partículas eletricamente carregadas deixam de estar em equilíbrio eletrostático passamos à situação onde há deslocamento destas cargas para uma determinada direção e em um sentido, este deslocamento é o que chamamos corrente elétrica.
Estas correntes elétricas são responsáveis pela eletricidade considerada utilizávelpor nós.
Vejamos detalhadamente os campos abrangentes no eletromagnetismo e as correntes elétricas.

1 ELETROMAGNETISMO – DEFINIÇÃO GERAL

O magnetismo é o poder de atração do ferro magnético e a capacidade que ele possui de se orientar na direção norte e sul, um poder indutor – esse conceito é do dicionário.
 
Outra definição, essa mais científica e aprofundada:  o magnetismo é entendidocomo um fenômeno básico no processo de andamento de geradores, motores elétricos, na reprodução de voz e de imagens, no armazenamento de memória de aparatos tecnológicos, como os computadores, entre outras aplicações. Enfim, suprimindo os conhecimentos desses dois parágrafos, tem-se que: o magnetismo acontece quando um elemento atrai pedaços de ferro.

Um objeto bem comum que possui as propriedadesatrativas é o ímã. Ele tem dois pólos, norte e sul, que são inseparáveis. Porém, o fenômeno do magnetismo acontece nas correntes elétricas, o que chamamos de eletromagnetismo. Esse estudo foi desenvolvido por um cientista chamado James Clerck Maxwell, que, por intermédio de suas teorias, conseguiu estabelecer a relação entre magnetismo e a eletricidade.
 
O campo do eletromagnetismo abrangevários segmentos, desde o magnetismo, a eletrostática, a magnetostática, a eletrodinâmica e os circuitos elétricos. No campo eletromagnético, existem dois vetores, normalmente representados pelas letras E e B, que têm valores estabelecidos, de acordo com o lugar ocupado no espaço por eles. Quando eles ficam parados e não têm o valor nulo, são chamados de campo eletrostático.
 

Eletricidade -Magnetismo
Isaac Newton iniciou também estudos sobre os efeitos do campo da eletromagnética. Encaminhados na mesma linha de raciocínio, estavam Charles Augustin de Coulomb e Henry Cavendish, que perceberam as substâncias carregadas eletricamente. A partir disso, desenvolveram estudos que indicavam a relação entre as forças.
 
Os campos magnéticos estão ao redor dos materiais e das correntes. NaFísica, é representado por ímã. O desenho tem dois pólos (norte e sul) e linhas que saem das extremidades e se encontram no meio. Esse campo parte do resultado da movimentação de cargas elétricas, as chamadas correntes elétricas. A indução eletromagnética sai da variação de um fluxo magnético (grandeza que mede o magnetismo a partir da força e a extensão do campo magnético).

2 HISTÓRIA DO...
tracking img