Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 HOMEOSTASE

A homeostase garante que o meio interno do corpo permaneça constante, ainda que ocorram mudanças dentro e fora do corpo. É dinâmica, isto é, pode variar sobre um limite estreitocompatível com a manutenção dos processos celulares vitais. Cada sistema corporal contribui, de algum modo, para a homeostase.

1.1 CONTROLE DA HOMEOSTASE: SISTEMAS DE RETROALIMENTAÇÃO

Osmecanismos homeostáticos corporais são controlados, principalmente, pelo sistema nervoso e pelas glândulas endócrinas. O sistema nervoso detecta as alterações do estado de equilíbrio e envia mensagens, soba forma de impulsos nervosos, aos órgãos que podem contrapor a essas alterações. As glândulas endócrinas corrigem as alterações por meio da secreção de moléculas denominadas hormônios no sangue. Oshormônios afetam células especificas do corpo, nas quais provocam respostas que restabelecem a homeostase.
A homeostase é mantida por meio de muitos sistemas de retroalimentação. Sistema deretroalimentação ou alça de retroalimentação é um ciclo de eventos, no qual o status de uma condição corporal é continuamente monitorizado, avaliado, alterado, remonitorizado, reavaliado, e assim por diante.Cada condição monitorizada, como temperatura corporal, é denominada condição controlada. Se essa condição controlada é alterada isso se chama estímulos. Um sistema de retroalimentação é formado portrês componentes básicos: um receptor, um centro de controle e um efetor.

.Receptor: uma estrutura corporal que monitoriza as alterações de uma condição controlada e envia a informação, denominadaentrada a um centro de controle. A entrada na forma de impulsos nervosos ou sinais químicos.
.Centro de controle: estabelece a amplitude dos valores dentro dos quais deveria ser mantida uma condiçãocontrolada. Analisa a entrada que recebe dos receptores e gera comandos de saída, quando necessários. A saída na forma de impulsos ou sinais químicos.
.Efetor: uma estrutura corporal que recebe a...
tracking img