Ensaio de ultra-som

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI-Itajaí/SC Disciplina: Materiais e Ensaio.Aluna: Tamara Berti de Souza

Ensaio de ultra-som
No ensaio de ultra-som induzimos, por meio de um emissor, ondas ultra-sônicas que se propagam através domaterial que desejamos analisar, pelo eco captado no receptor, determina-se a existência ou não de descontinuidades.
O ultra-som é uma onda mecânica que se propaga de uma fonte emissora até uma fontereceptora, através de um meio físico, a velocidade de propagação depende do meio e do tipo de onda emitido (longitudinal ou transversal), os transdutores, são elementos fundamentais no ensaio, pois têm afunção de receber o sinal elétrico do aparelho e converter esse sinal em energia mecânica de vibração, produzindo o ultra-som.
O exame ultra-sônico, assim como todo exame não destrutivo, visa diminuiro grau de incerteza na utilização de materiais ou peças deresponsabilidades.
Técnicas de ensaio
Pelo tipo de transdutor utilizado, podemos classificar o ensaio por ultra-som em quatro técnicas:por transparência, por pulso-eco, por duplo cristal e por transdutores angulares.
Técnica da transparência
Não havendo descontinuidades no material, o receptor recebe aproximadamente 100% do sinalemitido. Havendo descontinuidades, o receptor recebe uma porcentagem inferior ao sinal emitido. Esta técnica é mais indicada para processos automáticos que envolvem grandes produções. Ela não éapropriada para processos de medições manuais, por diversas razões:
- cansaço em segurar dois cabeçotes;
- a face posterior da peça pode ser inacessível;
- dificuldade de bom acoplamento dos dois lados;- dificuldade de posicionar corretamente os dois cabeçotes;
- dificuldade em manusear o equipamento e os dois cabeçotes ao mesmo tempo.

Técnica por pulso-eco:
Nos ensaios por ultra-som em...
tracking img