Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PEQUENO RESUMO DO CAP. 03 DE FILOSOFIA
A Palavra filosofia foi inventada pelo filósofo Pitágoras de Samos, ele afirmou que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la e amá-la, tornando-se filósofos. Pitágoras queria nos mostrar que um filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros e que também não coloca o saber como propriedade sua,como uma coisa para ser comprada e vendida, também não é movido pelo desejo de competir.. mas é movido pelo desejo de observar, contemplar as coisas, as ações; enfim, pelo desejo de saber.
A Filosofia surgiu quando algumas pessoas admiradas e espantadas com a realidade, insatisfeitos com as explicações que as tradições lhes dera, começaram a fazer perguntas e a também buscar as respostas.Assim o saber move o mundo, as perguntas movem as pessoas.
As perguntas mais usadas eram; Por que os seres nascem e morrem? Por que tudo muda? Por que o que parecia uno se multiplica em tantos outros? Por que as coisas se tornam opostas ao que eram ?
A água do copo, tão transparente e de boa temperatura, torna-se uma barra dura e gelada, deixa de ser líquida e transparente paratornar-se sólida e acinzentada. O dia, que começa frio e gelado, pouco a pouco se torna quente e cheio de calor. E foi assim que aos poucos as pessoas foram se descobrindo, se conhecendo e buscando cada vez mais o saber, com as perguntas.
Alguns historiadores dizem que a filosofia possui data e local de nascimento: fim do século VII a.C e início do século VI a.C , nas colônias gregas da ÁsiaMenor, na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Cosmologia significa "a ordem e organização do mundo" ou "o mundo ordenado e organizado".
Os historiadores questionaram se a filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os mitos gregos, Quem narra o mito? O poeta-rapsodo. Quem é ele? Por que tem autoridade? Acredita-se que o poeta é um escolhido dosdeuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. O mito é, pois, incontestável e inquestionável , de três maneiras principais pode-se nascer um mito.
Portanto, o mito narra a origem das coisas por meio de lutas, alianças e relações sexuais entre forças sobrenaturais que governam omundo e o destino dos homens. Como os mitos sobre a origem do mundo são genealogias, diz-se que são cosmogonias e teogonias.
Os estudiosos chegam à conclusão de que as contradições e limitações dos mitos para explicar a realidade natural e humana levaram a filosofia a retomá-los, porém reformulando e racionalizando as narrativas míticas, transformando-as numa explicação inteiramente nova ediferente.
O surgimento da filosofia na Grécia pode ter havido pelo fato de viagens marítimas, que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por outros seres humanos, e que regiões dos mares que os mitos diziam habitados por monstros e seres fabulosos não possuíam nem monstros nem seres fabulosos. A invenção do calendário, que é uma forma de calcular o tempo segundo asestações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando, com isso, uma capacidade de abstração nova, ou uma percepção do tempo. A invenção da moeda, que permitiu uma forma de troca que não se realiza como escambo ou em espécie. O surgimento da vida urbana, com predomínio do comércio e do artesanato. A invenção da escrita alfabética, que, como a do calendário e a da moeda,revela o crescimento da capacidade de abstração e de generalização, uma vez que a escrita alfabética ou fonética, diferentemente de outras escritas- como por exemplo, os hieróglifos dos egípcios.
Quando se diz que a filosofia e grega o que se quer dizer é que ela possui certas características só dela diferentes de outras culturas. Quando nos acercamos da filosofia nascente, podemos perceber os...
tracking img