Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
bolLEMBRANDO QUE A ( INTRODUÇÃO 1.0) E OS (CONSIDERAÇÕES FINAIS 4.1) DE AULA TEM QUE TIRAR XEROX.





Trabalho de Português Forense

2.1



A enunciação em Ihering

A enunciação em Ihering( deve conceituar enunciação e os dois tipos,citar dois exemplos de enunciação e os dois tipos,citar dois exemplos de enunciação explícita,negritando as marcas dessa enunciação,e dois exemplosda implícita.

Resolução:

Enunciação em Ihering aborda a respeito da utilidade das leis,quando elas são usadas com frequência, do seu desuso quando são poucos utilizadas ou abandonadas e a também da obrigação que temos no direito privado de cada um defender seu direito , pois ao defendê-lo o indivíduo defende todo o direito demonstrando o seu compromisso para com a sociedade.

Enunciaçãoexplícita é quando o emissor está presente no enunciado.

Enunciação implícita é quando o emissor produz o enunciado sem situar-se dentro dele.



Exemplos de enunciação explícita:

A libra de carne que eu reclamo “Eu paguei caro ,ela é minha e eu a quero. Se vós me recusais,onde a vossa justiça? Página 60

Essa é a norma que eu represento. Eu me apoio sobre meu título. Página 60Exemplos de enunciação implícita:

O direito concreto restitui ao direito abstrato a vida e força que ele recebe. Página 49

Em verdade,trata-se no terreno do direito privado,de uma luta do direito contra a injustiça,de um combate comum de toda a nação. Página 51

2.2 O problema Retórico de Ihering



Assim, o problema retórico é quando na ação retórica um comunicadorconfronta um publico que recebe, entende ou acredita de um jeito, e esse comunicador quer que esse mesmo publico perceba, entenda ou acredite de outro jeito.

Com isso, o problema retórico de Ihering pode ser identificado através da ideia, em que o autor deferente que o homem que luto pelo seu direito pode privado, tenta valer não apenas o seu direito em particular, mas o direito interno uma vezque o individuo sendo parte da defesa social, tem o dever de defender as disposições legais.

Entretanto, Ihering alerta o publico de que nada vale existir diversas doutrinas, códigos e outros instrumentos jurídicos, se os interessados não conhecerem seus direitos.

Assim, foram extraídas do texto duas citações que comprovam o problema retórico de Ihering:

“Portanto, cada umestá encarregado, na sua posição, de defender a nossa jurídica, quando se trata do direito privado, porque todo homem está encarregado, dentro de sua esfera, de guardar e de fazer executar as disposições legais”. (pagina 52)

O homem luta, pois, pelo direito inteiro, defendendo o seu direito pessoal no esteiro espaço em que ele se exerce “pagina 52)”

Portanto, observa-se nascondições acima, que Ihering tenta explicar que quando o homem luta pelo seu direito ele está consequentemente lutando pelo direito de todos na esfera social.


Formas de Resolver o Problema Retórico

a) Apresentação de Credenciais

Item 1

“Trataremos de provar agora que a defesa do direito é um dever que temos para com a sociedade. Para fazê-lo, devemos primeiramente mostrar a relaçãoque existe entre o direito objetivo e o subjetivo23”.
Página 49
Objetivos - Neste parágrafo Ihering está tratando do objetivo, que será abordado neste capítulo IV. A finalidade, a justificativa é provar que a defesa do direito é um dever que temos para com a sociedade.

Item 2

“Segundo o nosso modo de ver, é o contrário do que nos diz a teoria hoje mais aceitaao afirmar que o primeiro supõe o segundo”.
Página 49
Opiniões - Há uma teoria dominante (mais aceita), porém Ihering se posiciona em lado contrário. Para que haja esse posicionamento ele se apresenta como alguém que sabe o que está dizendo e não teme expor suas ideias, logo é digno de confiança.

Item 3

“Não acusamos a injustiça de suplantar o direito,...
tracking img