Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Serviço Social


Filosofia Aplicada ao Serviço Social


Osasco, 14 de Setembro de 2012.

“A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”
(Platão)

REFLEXÃO SOBRE RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO

Com base nas perguntas e respostas o grupo teve algumas dificuldades principalmente por serem perguntas que quasenunca fazemos.
As respostas ao longo do questionário fez com que pensássemos mais sobre todos os assuntos abordados, realmente a realidade muitas vezes não nos agrada, mas ao mesmo tempo temos expectativas positivas.
Entender melhor sobre o mundo, sociedade e o ser humano como cidadão, parar e pensar em tudo isso fez com que compreendêssemos melhor cada pergunta.
Como o mundo foi se desenvolvendoao passar os anos, a transformação que ocorreu e ocorre, tanto no lado ruim quanto no lado bom, quanto ao crescimento dos seres humanos como cada dia que passa estamos nos conhecendo mais e crescendo como cidadão, que podem sim acrescentar no mundo mas que ao mesmo tempo podemos virar pessoas que ajudam a destruir a sociedade cada vez mais ou seja com tudo isso podemos dizer que para termos ummundo melhor depende muito do cidadão em sociedade.
A realidade muitas vezes é difícil de ser compreendida, muitas pessoas que tem muitas oportunidades e outras sem nenhuma e que através disso o preconceito no meio social cada dia cresce mais. Temos que nos conscientizar e lutar por respeitar o próximo e formarmos cidadãos melhores. Aprendemos que o cidadão tem seus direitos e deveres, quandocumpri exerce sua cidadania, cuidando da natureza e do meio ambiente ele conseguirá uma qualidade de vida bem melhor, cobrar seus direitos.
A qualidade de vida é muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade saudável, por isso devemos lutar por uma qualidade de vida cada vez melhor, na saúde, educação, cultura entre outros, para isso temos que ter melhores governantes, por outro lado émuito importante que cada pessoa faça sua parte para ajudar a sociedade..

CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS PRESENTES NAS PRÁTICAS HUMANAS E SOCIAIS
Para desenvolvermos o proposto, não nos é possível sem antes fazer uma breve retrospectiva à história da filosofia, aos seus principais homens “pensantes” que a desenvolveram no decorrer dos anos, as mudanças entre os seguimentos filosóficos, para assim podermosentender como chegamos a atual e as relações com as praticas humanas e sociais.
Segundo o dicionário: “filosofia é o conjunto de estudos teóricos que procuram explicar a realidade e os valores humanos”. (Houass).
A palavra “Filosofia” origina-se do grego, que possui em seu corpo as palavras philo e sophia. Philo derivado de Philia quer dizer “amor fraterno” e “Sophia” o mesmo que “sabedoria” eoriginou “Sophos” o mesmo que “sábio”. Assim, filosofia é um sentimento ou estado de uma pessoa que ama, que busca o conhecimento, que tem amor à sabedoria.
Quando falamos de filosofia é impossível não citar o grande pensador Sócrates, ele quis entender como funcionava o universo e buscava respostas científicas. Ele acreditava que tudo estava ligado ao bem moral do ser humano, suas idéias foramrepassadas por Platão e esse foi seguido por Aristóteles que defendia as ideologias dos mesmos.
A Filosofia foi dividida em períodos: Medieval, dominado pela influência da igreja, o clássico que foi o período de Sócrates, moderna que foi o surgimento do pensamento burguês, o iluminismo e o marxismo, e por último o contemporâneo.
Nossa corrente filosófica atual segue os pensadores do períodocontemporâneo, que tem como principio fundamental o entendimento voltado para a compreensão do homem. Podemos citar grandes influências nesse período o Idealismo de Hegel, o Existencialismo de Sartre, e o Positivismo de Comte.
Atualmente vivemos uma época em que a filosofia é uma mistura de diferentes pensamentos, que possui resquícios de todos os períodos. Tentamos refletir sobre os problemas de...
tracking img