Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS
Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Curso: Serviço Social


Apresentaremos os relatórios relativos à ATPS de filosofia de maneira gradativa, expondo individualmente as atividades desenvolvidas no decorrer das aulas presenciais, abordaremos inicialmente as concepções sobre o mundo, o ser humano, os problemas sociais e a vida em sociedade analisando as concepções filosóficas utilizadasatualmente.
Analisaremos duas músicas de nossa época: “Comida” de Arnaldo Antunes, Marcel Fromer e Sérgio Brito, 1987, e “Mulher” de Erasmo Carlos, a primeira relata as necessidades do ser humano, a segunda sobre as transformações sociais do papel da mulher.
Apresentaremos uma reflexão sobre a afirmação: “Somos todos distintos uns dos outros, embora sejamos todos iguais como seres humanos”.Comentaremos duas notícias muito discutidas em nosso país, pois estão muito próximas a todos nós cotidianamente uma sobre política e a outra sobre a fome no Brasil.
Finalizaremos com uma reflexão sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto “Um galo sozinho não tece o amanhã” abordando o viver em sociedade e o espírito de cooperação entre os seres humanos.

Relatório -1

Vivemos em um mundo ondeos iguais estão cada vez menos se respeitando, estão cada vez menos preocupados com a preservação da vida no planeta e a do próprio planeta.
No decorrer dos tempos, o homem como ser humano, que tem capacidade de crescimento espiritual, intelectual e moral esta perdendo a capacidade de amar ao próximo, poderíamos todos retomar a pratica do bem, do amor incondicional ao próximo, sermos irmãos, doarsem esperar, sermos humanos. Não é possível que numa sociedade onde os seres humanos que deveriam compartilhar propósitos, se integrarem, conviver mutuamente, existam pessoas que se isolem, que se esqueçam de que é indispensável o convívio social. Ninguém consegue viver isolado por muito tempo é preciso ter contato saudável com pessoas, respeitar a si e aos outros. Vivemos em um mundo deconhecimentos e enquanto vivermos adquirimos mais ainda desse conhecimento, por sermos seres pensantes podemos criar coisas boas ou ruins e dai compartilharmos, somos dependentes desses conhecimentos sejam eles científicos ou populares. Todos nós temos que ser mais cidadãos, entender que temos direito a vida, a liberdade, a propriedade, aos direitos civis e também participar no destino da sociedade,usufruir dos direitos de ir e vir. Com um bom convívio é possível exercer a cidadania e assim manter um compromisso com a boa qualidade de vida. Não podemos dispensar a estabilidade do bom convívio mútuo, uma boa condição de vida garante uma melhor situação para todos nos cidadãos, sem isso, essas condições se desestabilizam, então, podem ocorrer vários tipos de manifestações perigosas, coisas trágicaspodem ocorrer.
Como vemos, para tudo existe uma resposta e as condutas são simples, contudo, ainda vivemos o pior dos fantasmas que rondam as comunidades e assombra o mundo todo, o povo brasileiro simplesmente não precisava carregar ainda mais para o futuro esse fardo indecente, é algo que nos envergonha nos joga para baixo, limita nossa caminhada, me refiro ao preconceito racial.
No Brasilpossuímos a maior diversidade cultural do planeta, fomos colonizados por portugueses, invadidos por holandeses, franceses e espanhóis; posteriormente fomos "neocolonizados" por japoneses, chineses, americanos e toda diversidade de povos que colocaram seus pés em solo brasileiro. Destacando-se ainda os povos africanos trazidos como escravos ao Brasil e os índios que já residiam nas terrastupiniquins. Enfim a diversidade é algo inerente ao povo brasileiro, somos filhos de uma cultura rica e multifacetada que possui mil e uma formas de expressão; contudo a distorção de valores culturais ao longo dos séculos e os resquícios da cultura monárquica dos primeiros séculos povoam ainda o imaginário popular e caricaturam *personas de nossa sociedade.
Realizemos por tanto a sua revolução pessoal,...
tracking img