Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia na Idade Média (séc. V - XV)

A Filosofia na Idade Média desenvolveu-se na Europa durante a Idade Média (entre o século V e XV). Como este período foi marcado por grande influência daIgreja Católica nas diversas áreas do conhecimento, os temas religiosos predominaram no campo filosófico.
O primeiro filósofo cristão que surgiu nesta época foi Santo Agostinho (354-430), cujoconhecimento e as ideias era de origem divina.



As ideias filosóficas tornaram-se verdades inquestionáveis e reveladas por Deus, através da Bíblia e dossantos. Tornaram-se dogmas ou seja, eram crenças/doutrinas impostas que não admitiam contestação. A partir destas ideias abre-se a perspectiva de uma distinção entre as verdades humanas e as verdadesreveladas. Surge a distinção entre a fé e a razão.
Muitos pensadores deste período defendiam que a fé não deveria ficar subordinada a razão. As verdades sobre o mundo e sobre todas as coisasdeveriam ser procuradas nas palavras de Deus.
Porém, Santo Agostinho não seguiu este caminho. Este procurou a razão para justificar as crenças. Foi ele quem desenvolveu a ideia da interioridade, ouseja, o homem é dotado da consciência moral e do livre arbítrio.
O conhecimento recebido de Deus torna-se superior ao conhecimento racional. Em decorrência desta própria dicotomia, surge adiscussão em torno da possibilidade de conciliação entre a fé e razão.

Por volta do século IX ao século XIV, surgem as Escolásticas, ou seja, movimentos que pretendiam usar os conhecimentosgreco-romanos para entender e explicar a revelação religiosa do cristianismo. As ideias dos filósofos gregos Platão e Aristóteles adquirem grande importância nesta fase.


Os teólogos e filósofoscomeçam a preocupar-se em provar a existência da alma humana e de Deus.
Para os filósofos escolásticos a Igreja possuía um importante papel de conduzir os seres humanos à salvação.
Com...
tracking img