Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANATOMIA PATOLÓGICA

OSTEOPOROSE:




A osteoporose é um problema de saúde que é adquirido por vezes na fase posterior da menopausa, e é uma doença que não vem acompanhada de sintomas até que a pessoa que a tem sofra uma fratura e só assim terá descoberto que tem a doença. Os homens também podem ter a doença, que se torna mais freqüente com o envelhecimento A osteoporose é a perda rápida dadensidade óssea, fazendo com que a fragilidade a batidas e tombos se torne muito grande e os riscos de fraturas e machucados sérios fiquem ainda maiores.
É por essa razão que, sendo na adolescência a fase mais ideal para formar uma boa estrutura óssea, que os adolescentes passem a pensar em seu futuro e em sua saúde e comecem desde já a se alimentar de forma correta e a fazer exercícios, bem comoingerir bastantes alimentos derivados do leite que contenham bastante cálcio.

Fatores de risco - História da doença na família; Idade avançada; Imobilizações prolongadas; Alguns tipos de medicamentos; Alcoolismo e tabagismo; Doenças que interferem no metabolismo ósseo.


OSTEOPENIA:

Osteoporose e Osteopenia

Nos estágios iniciais da osteoporose, a perda de massa óssea é assintomática.
A osteopeniaé definida como diminuição da densidade óssea e, muitas vezes, é considerada um percursor para a osteoporose. A diferença entre os dois termos reside no fato de a primeira não ser considerada uma doença, mas um risco elevado de fraturas. O mal ocorre quando a massa óssea é até 25% menor do que o considerado normal de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMC). Quando a perda é maior do queeste percentual classifica-se a osteoporose.
A importância do sol e do leite, embora a exposição exagerada ao sol seja prejudicial, criar o hábito de aproveitá-lo moderadamente é considerado saudável. É de graça, fácil e um ótimo programa. Hábitos que incluam a ingestão adequada de cálcio, banhos de sol e a prática de exercícios físicos são importantes na prevenção da osteopenia. Evitar o fumo econsumo excessivo de bebidas alcoólicas também são fundamentais para a saúde dos ossos.

Fatores de risco: Menopausa ou outras alterações hormonais (hipogonadismo): Predisposição genética; Fatores nutricionais como a restrição de cálcio e vitamina D; Drogas (corticosteróides, anticonvulsivantes, anticoagulantes, drogas que diminuem hormônios sexuais); Alcoolismo; Tabagismo


GOTAS:



A gota é umadoença caracterizada por inflamação articular (artrite) por sais de monourato sódico, decorrente da elevação dos níveis sangüíneos de ácido úrico.
É uma condição metabólica, que pode ser por aumento na produção de ácido úrico ou diminuição da excreção urinária, geralmente a causa é mista.
Sintomas: A gota tem como principal sintoma a dor e o inchaço de articulações e inicialmente tem preferência porarticulações dos pés e membros inferiores. A articulação do hálux (“dedão do pé”) é a articulação mais acometida.
Os principais fatores de risco para Gota incluem cigarro, obesidade e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. No caso do nosso paciente, ele preenchia todos os critérios de risco.
Causas: Ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelosrins. Sem a eliminação adequada, há um aumento da concentração desse ácido no sangue;
Produção excessiva de ácido úrico pelo organismo devido a um “defeito” enzimático. Neste caso, a pessoa produz uma grande quantidade de ácido úrico e os rins não conseguem eliminá-la. Esta causa é menos comum.
Alguns medicamentos como diuréticos e o ácido acetilsalicílico podem levar à diminuição da excreção renal doácido úrico.


ARTRITE REUMATÓIDE:




Artrite significa inflamação nas juntas.
Artrite Reumatóide é uma doença comum das articulações que se caracteriza por inflamações freqüentes de varias juntas.
A maioria das pessoas que têm artrite reumatóide são mulheres embora homens também possam ter este problema.
No reumatismo da pessoa de idade (artrose), a rigidez matinal também pode estar...
tracking img