Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Petróleo
Origem do petróleo
Os restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares. O conjunto dos produtos provenientes destadegradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aos sedimentos e aos resíduos orgânicos, está contido na rocha-mãe; a partir daí o petróleo é expulso sob efeito da compactação provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis, tais como arenitos ou calcários. Uma camada impermeável, quando constitui uma “armadilha”, permite a acumulação doshidrocarbonetos, impedindo-os de escapar.

Definição de petróleo
O petróleo é considerado uma fonte de energia não renovável, de origem fóssil e é matéria prima da indústria petrolífera e petroquímica. O petróleo bruto possui sua composição uma cadeia de hidrocarbonetos, cujas frações leves formamos gases e as frações pesadas o óleo cru. A distribuição destes percentuais de hidrocarbonetos éque define os diversos tipos de petróleo existentes no mundo. Na natureza quando encontradas está nos poros das rochas, chamadas de rochas reservatórios, cuja permeabilidade irá permitir a sua produção.

Ocorrência
O petróleo é encontrado sobre tudo ao longo de grandes estruturas presentes na crosta terrestre, sendo que a tais estruturas associam-se falhas profundas que comunicam com o manto daterra, isto é, zonas de subducção, colisão continental (limites de placas convergentes) e riftes (limites de placas divergentes). Nesses locais, formam-se bacias sedimentares, que possuem rochas reservatórios (permeáveis) e rochas selantes (impermeáveis).
As reativações tectônicas ocorridas ao longo da evolução das bacias sedimentares permitem a ascensão de hidrocarbonetos primordiais através deimportantes falhas. Bactérias interagem com hidrocarbonetos acumulados, do que podem resultar óleos com diversos tipos de qualidades (leves ou pesados).

Refino do petróleo
O petróleo bruto, tal como sai do poço, não tem aplicação direta. Para utilizá-lo, é preciso fracioná-lo em seus diversos componentes, processo que é chamado de refino ou destilação fracionada. Para isso, aproveitam-se osdiferentes pontos de ebulição das substâncias que compõem o óleo, separando-as para que sejam convertidas em produtos finais.
* Subprodutos mais importantes 
O gás, uma das frações mais importantes obtidas na destilação, é composto das substâncias com ponto de ebulição entre –165° C e 30° C, como o metano, o etano, o propano e o butano. O éter de petróleo tem ponto de ebulição entre 30° C e90° C e é formado por cadeias de cinco a sete carbonos. A gasolina, um dos subprodutos mais conhecidos, tem ponto de ebulição entre 30° C e 200° C, é formada de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de cinco a 12 átomos de carbono. Para obter querosene, o ponto de ebulição fica entre 175° C e 275° C. Óleos mais pesados, com cadeias carbonadas de 15 a 18 carbonos, apresentam uma temperatura deebulição entre 175° C e 400° C. As ceras, sólidas na temperatura ambiente, entram em ebulição em torno de 350° C. No final do processo, resta o alcatrão, o resíduo sólido. 

* O processo de refino 
O processo começa pela dessalinização do petróleo bruto (1) em que são eliminados os sais minerais. Depois, o óleo é aquecido a 320° C em fornos de fogo direto (2) e passa para as unidades defracionamento, onde podem ocorrer até três etapas diferentes. A etapa principal é realizada na coluna atmosférica (3): o petróleo aquecido é introduzido na parte inferior da coluna junto com vapor de água para facilitar a destilação. Desta coluna surgem as frações (4) ou extrações laterais, que ainda terão de ser transformadas (5) para obter os produtos finais desejados. A maioria dos produtos é a...
tracking img